Fruto de uma parceria com a Samba Digital, a análise semanal de interações do futebol brasileiro do MKTEsportivo agora trará também o TikTok. Até aqui, o ranking contemplava números provenientes do Twitter, Facebook e Instagram.
A rede social chinesa chegou e chama atenção o pequeno número de postagem em relação as outras redes e seu grande engajamento. Ao analisarmos 39 dos 40 clubes da Série A e B (o Brasil de Pelotas não constou na busca), foram apenas 52 postagens e 1.28 milhão de interações entre os 16 clubes que fizeram posts na semana.
Como comparativo, o Facebook teve 2037 posts na semana e alcançou um total de 5.11 milhões de interações somando Séries A e B. Ou seja: em postagens, o TikTok representa 2.55% do total de postagens que o Facebook teve, mas em interações, a rede social chinesa alcança 25.1% do total de interações da “rival”.
Apesar do alto poder de interação que a rede oferece perante a um público diferente de Twitter, Instagram e Facebook, alguns dos clubes brasileiros não destinam conteúdos para o TikTok. Corinthians, Santos, Internacional, Botafogo, São Paulo e Vasco não fizeram uma postagem sequer nos últimos sete dias. Somados, eles detêm mais de três milhões de seguidores (3.17).
Na rede chinesa, destaque para o Palmeiras. O vídeo de Deyverson fazendo sua dancinha no palco do tricampeonato da Libertadores, gerou nada menos do que 470 mil interações.
Já o campeão brasileiro, o Atlético-MG, foi o que mais postou na rede social: 17 vezes. O lateral-direito Guga cantou o hit “Ai, Credo” e foi a publicação do Galo que melhor performou no período.