Atletas

Justiça australiana rejeita recurso e Djokovic está fora do Australian Open

O atual campeão do torneio será deportado e ainda terá que arcar com os custos do julgamento, que durou quase nove horas

Justiça australiana rejeita recurso e Djokovic está fora do Australian Open

16 de janeiro de 2022

3 minutos de Leitura

Novak Djokovic está fora do Australian Open. Em julgamento final, o júri decidiu que o tenista ficará com seu visto cancelado e, portanto, fora do Grand Slam que abre a temporada. O atual campeão do torneio será deportado e ainda terá que arcar com os custos do julgamento, que durou quase nove horas. A decisão foi divulgada no começo da noite na Austrália.

Durante o julgamento, o advogado do governo australiano Stephen Lloyd argumentou que a presença de Novak na Austrália poderia influenciar outras pessoas por se tratar de uma celebridade. Na visão de Lloyd, o tenista “com ou sem razão”, está endossando uma visão antivacina.

Ainda de acordo com o advogado, o ministro da Imigração, Alex Hawke, não precisa esperar evidências de que Djokovic esteja influenciando as pessoas para cancelar o seu visto, bastando apenas que exista esse risco.

Na última sexta-feira (14), o ministro Alex Hawke usou o seu poder pessoal para cancelar o visto do tenista. A defesa de Djokovic, então, entrou com um recurso para que ele pudesse permanecer no país e disputar o torneio.

Na Sérvia, o presidente Aleksandar Vucić afirmou que a audiência foi ‘uma farsa com muitas mentiras’.

“Eles acham que humilharam Djokovic com esse assédio de dias, e na verdade se humilharam. Se você dissesse que quem não foi vacinado não tem direito de entrar, Novak não viria ou seria vacinado”, disse.

Djokovic será substituído no Australian Open pelo italiano Salvatore Caruso (150 do mundo), tenista derrotado no qualificatório do torneio, mas que ganhou vaga na chave principal por conta da ausência do líder do ranking mundial.

Djokovic buscava seu décimo título no Aberto da Austrália e seu 21º troféu de Grand Slam, o que o isolaria como maior vencedor da história, superando Roger Federer e Rafael Nadal.

Abaixo, o comunicado divulgado pelo tenista após o resultado do julgamento:

“Gostaria de fazer uma breve declaração para abordar os resultados da audiência de hoje no Tribunal. Agora, vou tirar algum tempo para descansar e me recuperar, antes de fazer mais comentários além disso. Estou extremamente decepcionado com a decisão da Corte em negar meu recurso de revisão da decisão do Ministro em cancelar o meu visto, o que significa que eu preciso deixar a Austrália e não poderei participar do Australian Open.

Respeito a decisão do Tribunal e vou cooperar com as autoridades para deixar o país. Me incomoda que o foco nas últimas semanas tenha sido em mim e espero que agora o foco seja no jogo e no torneio que mais amo. Desejo aos jogadores, ao torneio, ao staff, aos oficiais e aos fãs o melhor torneio

Finalmente quero agradecer minha família, amigos, equipe, fãs e colegas sérvios pelo suporte contínuo. Vocês foram uma boa fonte de força para mim.”

Compartilhe