Futebol

Magnata sérvio compra Southampton por £ 100 milhões

Dragan Solak, do United Group, deseja formar uma holding internacional de clubes

Magnata sérvio compra Southampton por £ 100 milhões

04 de janeiro de 2022

2 minutos de Leitura

O sérvio Dragan Solak é o novo dono do Southampton. O executivo pagou £ 100 milhões pelos Saints. Fundador do United Group, especula-se que Solak esteja montando uma holding para a aquisição de outros clubes, seguindo um modelo de negócio já praticado pelo City Football Group, dono do Manchester City e de diversas equipes pelo mundo.

A venda encerra a participação majoritária do chinês Gao Jisheng. O empresário havia comprado 80% do time inglês em 2017. Rasmus Ankersen, ex-diretor de futebol do Brentford, e Henrik Kraft, um investidor londrino, também estariam envolvidos na compra do Southampton.

“Nos últimos dois anos, junto com os acionistas do nosso clube, procuramos pelo parceiro certo para levar este clube adiante. Encontramos parceiros com ambição para o futuro, mas com um claro entendimento do que o Southampton defende e da direção que temos que ir agora”, afirmou Martin Semmens, chefe executivo do Southampton.

As aquisições estão movimentando o futebol inglês. Recentemente, o West Ham teve 27% de suas ações vendidas ao empresário tcheco Daniel Kretinsky, que teria gastado entre £ 180 milhões e £ 200 milhões. O acordo também prevê a aquisição das ações de David Sullivan e David Gold em futuro próximo em negócio avaliado em mais de £ 700 milhões. Há ainda um caso polêmico, envolvendo a venda do Newscatle.

Compartilhe