Indústria

Após reunião, Uefa decide transferir final da Champions League da Rússia para França

Confederação europeia de futebol decide pela mudança após invasão da Rússia à Ucrânia

Após reunião, Uefa decide transferir final da Champions League da Rússia para França

25 de fevereiro de 2022

2 minutos de Leitura

Após convocar uma reunião emergencial, a Uefa confirmou a mudança da sede da final da Champions League desta temporada. A decisão do torneio não será mais no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, por causa da invasão da Rússia à Ucrânia. Agora, a final será em Paris, no Stade de France, no dia 28 de maio.

“A Uefa deseja expressar os seus agradecimentos e apreço ao Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, pelo seu apoio pessoal e empenho em transferir o jogo mais prestigiado do futebol europeu de clubes para França num momento de crise sem precedentes”, informou a entidade em nota.

A Uefa ainda afirmou que, em parceria com o governo francês, “apoiará totalmente os esforços de várias partes interessadas para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia”.

Também ficou decidido na reunião desta sexta-feira do Comitê Executivo da entidade que clubes da Rússia e da Ucrânia, assim como seleções em competições continentais, terão de mandar seus jogos em estádios neutros, “até segunda ordem”.

“O Comitê Executivo da Uefa decidiu ainda permanecer de prontidão para convocar novas reuniões extraordinárias, regularmente sempre que necessário, para reavaliar a situação legal e factual à medida que evolui e adotar novas decisões conforme necessário”, conclui o comunicado.

Vale lembrar que a cidade russa receberia a final em 2021, mas a pandemia fez com que a entidade mudasse o local. As decisões de 2020 e 2021 foram em Portugal, nas cidades de Lisboa e Porto, respectivamente. Já Istambul, na Turquia, que receberia em 2020, será palco em 2023, com São Petersburgo recebendo a da atual edição.

Compartilhe