A UEFA seguiu o Schalke 04, da Alemanha, e anunciou o fim de sua parceria com a estatal russa de energia Gazprom. As partes estavam juntas desde 2012.
“A UEFA decidiu hoje terminar a sua parceria com a Gazprom em todas as competições. A decisão entra em vigor imediatamente e abrange todos os acordos existentes, incluindo a UEFA Champions League, as competições de selecções nacionais da UEFA e o UEFA Euro 2024”, declarou a entidade.
A saída do patrocinador deve representar cerca de € 60 milhões por ano a menos para a entidade. A Gazprom havia ampliado o patrocínio com a UEFA até 2024, o que incluiria a disputa da Euro 2024 no caminho.
A Gazprom é a maior exportadora de gás do planeta e a maior empresa de energia da Rússia. Desde 2000, a empresa tem investido em patrocínio esportivo para popularizar sua marca. Em 2007, fechou com o Schalke. Cinco anos depois, em 2012, tornou-se patrocinadora da UEFA, com foco na visibilidade que a Champions League oferece. O Zenit, da Rússia, e o Estrela Vermelha, da Sérvia, são outros dois clubes patrocinados pela empresa. Ambos ainda não se posicionaram sobre o caso.