Coluna

Arena Verão+: como captamos grandes marcas para patrocinar o maior evento de esportes de areia do Brasil

Fábio Wolff detalha as estratégias, patrocinadores, ativações e os bastidores da quarta edição do evento

Arena Verão+:  como captamos grandes marcas para patrocinar o maior evento de esportes de areia do Brasil

03 de fevereiro de 2022

4 minutos de Leitura

Fábio Wolff
Fábio Wolff
Fábio Wolff é sócio-diretor da Wolff Sports, e professor em cursos de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios

O crescimento do interesse público em modalidades como beach tennis, beach soccer e futevôlei não é novidade para ninguém. De acordo com a Federação Paulista de Futevôlei (FPFv), a prática do esporte cresceu mais de 250% durante a pandemia. No beach tennis, são 700 quadras no estado de São Paulo, 250 delas na capital. Esse movimento, de aumento do interesse popular nessas modalidades, precisa ser observado e aproveitado por produtores de eventos, marcas e entidades.

Foi pensando nesse novo momento que, na cidade de Santos, o Arena Verão+ está oferecendo uma série de conteúdos envolvendo beach tennis, beach soccer e futevôlei, com atletas do Brasil e do exterior. O evento, que teve início no dia 19 de janeiro e vai até 6 de fevereiro, terá uma cobertura completa de todos os jogos e modalidades pelo canal oficial do Arena. Além disso, o SporTV está exibindo partidas específicas e decisões de torneios.

Nas arenas, com capacidade para mais de 4.000 pessoas e lounges personalizados, o movimento de turistas, munícipes e banhistas é notório. Com a proposta de unir esporte, atividades, entretenimento e ações sociais, o projeto foi apresentado para mais de 100 empresas, e após inúmeras negociações, atingimos a marca expressiva de 19 patrocinadores.

Após um estudo interno, disponibilizamos às marcas as cotas naming, máster, ouro, prata e apoio. Esse padrão, inclusive, é o mesmo que decidimos adotar em outros eventos em que a nossa equipe está envolvida, e que aos poucos estamos apresentando ao mercado. Obviamente, as cotas são construídas de acordo com as particularidades de cada evento, público-alvo, entre outras variáveis.

No Arena Verão+, o Makro adquiriu o naming rights do evento: Arena Verão+ Makro. Patrocinador principal da edição, a marca terá maior destaque em visibilidade, entregas de relacionamento, ativações com o público e acessos ao lounge.

A fim de explorar a marca Smirnoff Infusions, a Diageo adquiriu a cota máster na atual temporada. Um bar personalizado está disponível aos convidados do lounge, onde drinks são servidos e podem ser saboreados pelos nossos parceiros.Na parte externa do espaço Vip, a Diageo trabalha a ativação de outras marcas por meio de um Tuk Tuk (carro – bar) que servirá bebidas de diferentes rótulos da empresa.

Ainda no setor Vip, espaços instagramáveis foram personalizados para promover interação entre os patrocinadores. O espaço Copag, por exemplo, possui um local com palco, dj e animador de torcida, criando um clima de descontração e diversão aos parceiros do evento.

No momento de formatar as cotas de patrocínio, é imprescindível encontrar um equilíbrio, que reflita na precificação. Nas minhas aulas, costumo receber inúmeras indagações dos alunos sobre o “segredo” na composição e precificação de cotas. Essa definição parece simples, mas não é, e em breve pretendo escrever uma coluna sobre o tema.

Voltando ao tema dos patrocinadores, a estrutura interna do evento precisa ter profissionais com habilidade em design, atendimento e administração. São muitas empresas parceiras, e cada uma possui estratégias e objetivos específicos.

Vender não é a parte mais difícil. Entregar tudo o que foi proposto é o grande desafio. Não adianta fazer uma boa venda se, no momento de entregar, não executar o que foi prometido.

A Arena Verão+ está na sua quarta edição, isso facilitou a prospecção do evento. Mas, para isso, foi fundamental uma apresentação adequada (pdf) e um material de audiovisual. Como em todo evento, existem imprevistos, o que obriga a organização a ter planos A, B e C em todas as frentes.

Após trazer um pouco do que foi e está sendo o Arena Verão+, com as dificuldades e estratégias que envolveram a divulgação e a realização do evento, termino o texto agradecendo a todos os patrocinadores que acreditaram no evento. Estamos trabalhando incessantemente para entregar todas as ativações com maestria. São eles:

Cota naming: Makro

Cota máster: Colgate e Smirnoff Infusions

Cota Ouro: Apsen, Bic Soleil, Comgas e Santos Brasil

Cota Prata: Sherwin Williams, Lorenzetti, Mondial Eletrodomésticos e Friizi

Cota Apoio: Copag, Embracon, Besni, Sil Fios e Cabos, Levity, Multilaser e Penalty

Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer à Federação Paulista de Tênis, à Federação Paulista de Beach Soccer, à Federação Paulista de Futevôlei, além do meu parceiro Anderson Rubinatto, da Goolaço. Aos fornecedores e demais parceiros, também deixo registrada aqui a minha gratidão.

Clique aqui e confira o álbum de fotos completo da Arena Verão+

Compartilhe