Indústria

FIFA e UEFA suspendem Rússia

Entidades seguem decisão tomada pelo COI e deixam russos de fora de competições

FIFA e UEFA suspendem Rússia

28 de fevereiro de 2022

2 minutos de Leitura

A Fifa e a Uefa anunciaram nesta segunda-feira a suspensão das equipes russas de suas competições, tendo em vista os ataques do país na Ucrânia. Desta forma, a Rússia não poderá participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo e está fora do Mundial, no Catar, assim como os times russos serão excluídos dos torneios organizados pela entidade, como Champions League, Europa League e Conference League.

Isso significa que a Rússia corre o risco de ser eliminada da Copa do Mundo do Catar, que será realizada no final do ano, e que o Spartak Moscou deve sair da Europa League. A Federação Russa ainda pode recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

“Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da Uefa, que previa a adoção de medidas adicionais, a Fifa e a Uefa decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, quer sejam equipes representativas nacionais ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em todas as competições da Fifa e da Uefa até novo aviso. Estas decisões foram adotadas hoje pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comitê Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos de decisão de ambas as instituições sobre assuntos tão urgentes. O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, destacou o comunicado.

Nesta segunda-feira, Inglaterra, Polônia, Holanda, Suécia e República Tcheca já haviam declarado que se recusariam a enfrentar os russos em competições. A Polônia disputa a repescagem da Copa do Mundo contra a Rússia no próximo mês.

Compartilhe