Patrocínio

Haas retira patrocinador russo do carro na pré-temporada da F1

Carro já foi para a pista em Barcelona sem as cores da bandeira da Rússia e a marca da patrocinadora russa Uralkali

Haas retira patrocinador russo do carro na pré-temporada da F1

25 de fevereiro de 2022

2 minutos de Leitura

A Haas anunciou que iniciará sua pré-temporada na Fórmula 1 com um carro sem as cores da bandeira da Rússia. Além disso, também não promoverá sua principal patrocinadora, a russa Uralkali. A decisão é fruto dos desdobramentos da invasão do país do Leste Europeu à Ucrânia na madrugada de quinta-feira.

“A Haas apresentará seu VF-22 em uma pintura totalmente branca, sem a marca da Uralkali, para o terceiro e último dia de testes no Circuito de Barcelona-Catalunha em 25 de fevereiro. Nikita Mazepin pilotará como o planejado na sessão matinal, com Mick Schumacher assumindo na tarde. Nenhum comentário adicional será feito neste momento, considerando os acordos dos patrocinadores”, declarou a equipe.

A Uralkali é uma empresa russa do setor de fertilizantes, parte do grupo Uralchem e de propriedade do magnata Dmitry Mazepin, pai de Nikita Mazepin, piloto da equipe.

Günther Steiner, chefe da escuderia, estava escalado para dar entrevista coletiva após a notícia da invasão da Rússia à Ucrânia. No entanto, a Uralkali vetou sua participação.

Na Fórmula 1, pilotos como Max Verstappen, Fernando Alonso e Sebastian Vettel se posicionaram sobre o tema. Pelo lado do trio, há um natural descontentamento com o início da guerra e uma versão contrária ao posicionamento adotado pela F1, que pregou cautela.

A decisão da Haas segue o posicionamento do Schalke 04, que após os eventos na Ucrânia, confirmou que deixará de promover a Gazprom no seu patrocínio máster.

Compartilhe