Indústria

Em evento em São Paulo, LaLiga se coloca à disposição para montar liga brasileira

Javier Tebas, presidente da entidade espanhola, marcou presença no encontro realizado na capital paulista

Em evento em São Paulo, LaLiga se coloca à disposição para montar liga brasileira

15 de março de 2022

3 minutos de Leitura

Na manhã desta terça-feira, os representantes de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro encontraram-se com integrantes da La Liga, entre eles, o presidente Javier Tebas, para abordar os planos para a criação de uma liga de futebol no país. A reunião aconteceu na sede da XP Investimentos, em São Paulo. Dos 20 clubes da Série A, apenas o Palmeiras não compareceu.

Vale lembrar que a LaLiga, responsável pelo Campeonato Espanhol, assinou um memorando juntamente com a XP Investimentos e Alvarez & Marsal, para a fundação de uma organização no futebol nacional

Em sua apresentação, Tebas detalhou o modelo de divisão das receitas com direitos de transmissão na Espanha e apresentou uma sugestão para a futura liga brasileira. Ele destacou a importância das receitas com os direitos internacionais de transmissão também serem divididas de forma igualitária entre os clubes.

Em comunicado à imprensa, o mandatário afirmou que o encontro serviu também para colocar o conhecimento da LaLiga à disposição dos clubes brasileiros.

“Na LaLiga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Com a proposta que estamos fazendo em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal, queremos oferecer todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje, apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira”, disse o executivo.

“Temos à mão a melhor proposta de criação de uma liga no Brasil, com as condições ideais para encontrar o investidor mais competitivo. O diálogo e o entendimento entre clubes, XP e Alvarez & Marsal resultará em uma transformação profunda do futebol nacional”, acrescentou Pedro Mesquita, diretor da XP.

O projeto da LaLiga em conjunto com a XP Investimentos e a Alvarez & Marsal concorre com outras duas propostas: Codajas Sports Kapital, com participação do banco de investimento BTG Pactual, e da LiveMode, responsável pela Copa do Nordeste, parceira comercial do Paulistão e responsável pelos patrocínios regionais da Copa do Mundo do Catar 2022.

A Codajas já tem um pré-contrato com Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Botafogo, Flamengo e Fluminense, além de negociações em andamento com Atlético-MG e Internacional.

Compartilhe