Indústria

Puma produz novos uniformes a partir da reciclagem dos antigos

Projeto Re:Jersey faz parte do objetivo da marca de incentivar modelos de produção circulares no futuro

Puma produz novos uniformes a partir da reciclagem dos antigos

24 de março de 2022

2 minutos de Leitura

No seu foco de lançar cada vez mais iniciativas em prol da sustentabilidade, a Puma lançou o ‘Re:Jersey’, um projeto que visa a produção de uniformes por meio da reutilização de modelos de temporadas anteriores. Assim, a marca espera reduzir o desperdício e incentivar modelos de produção circulares no futuro.

O processo de reciclagem do projeto utiliza kits passados, permitindo que todos os logotipos, bordados e emblemas presentes na peça sejam incluídos na confecção das novas peças. Antes eles dificultavam o processo de reciclagem.

As camisas são decompostas quimicamente em seus componentes (despolimerização), as cores são então filtradas e o material é quimicamente reconstituído para criar um fio (repolimerização) com as mesmas características de desempenho do poliéster novo.

“Com o projeto Re:Jersey, queremos desenvolver maneiras de reduzir nosso impacto ambiental, respeitando recursos e reutilizando materiais. Os avanços que tivemos com o Re:Jersey nos ajudarão a desenvolver mais produtos circulares no futuro”, disse Howard Williams, diretor de tecnologia de vestuário da Puma.

Os produtos feitos pelo projeto serão usados no aquecimento dos jogadores dos clubes parceiros da empresa na Europa, como Manchester City, Milan, Borussia Dortmund e Olympique de Marselha. O City dará o pontapé inicial contra o Watford, em duelo da Premier League, em 23 de abril.

O projeto piloto Re:Jersey faz parte do Circular Lab, hub de inovação comandado por especialistas em sustentabilidade e design, que trabalham para desenvolver o futuro dos programas de circularidade da Puma e a plataforma de sustentabilidade da marca, a Forever Better. Como parte do Circular Lab, a marca alemã anunciou no ano passado o Re:Suede, que busca a produção de uma versão biodegradável do Suede, tênis mais icônico da empresa.

Os uniformes de futebol da PUMA hoje em dia no mercado já são feitos de poliéster 100% reciclado, enquanto os uniformes Re:Jersey serão fabricados com 75% de camisas de futebol reaproveitadas. Os 25% restantes virão do plástico marinho SEAQUAL1.

Compartilhe