A Adidas patrocinará o triatleta e corredor Chris Nikic na Maratona de Boston, que será na segunda-feira (18). Chris já faz parte da história do esporte ao se tornar o primeiro atleta com Síndrome de Down a terminar uma prova de Ironman.
Na prova da próxima semana, o corredor usará o número de identificação 321, que representa a trissomia do cromossomo 21, causadora da Síndrome de Down.
“A iniciativa é sobre visibilidade. Então, quanto mais maratonas ou corridas forem realizadas e quanto mais pessoas virmos representadas, melhor. Realmente não vemos atletas com neurodiversidade nos esportes convencionais. Então, ter uma das maratonas mais icônicas do mundo sendo a primeira a implementar a iniciativa Corredor 321 é um grande passo para continuar a pressionar por representação e visibilidade para atletas com neurodiversidade. Irá inspirar uma nova geração de atletas a criar uma legião de Corredores 321 para passar o bastão de prova em prova, de país em país, e mostrar ao mundo e a outros como eles, que é possível”, disse Andrew MacPhee, diretor executivo de criação da FCB Canada, a agência que assina a campanha Corredor 321.
É a primeira vez que a Maratona de Boston reserva um número especial para um corredor com Síndrome de Down. O vídeo da campanha detalha a história de Nikic. No conteúdo, ele faz um apelo para que todas as corridas reservem o identificador 321 para um atleta com Síndrome de Down.
“Nosso primeiro projeto com a Adidas foi facilitar e ajudar a criar o primeiro patrocínio esportivo global de um atleta com neurodiversidade. Esse patrocínio realmente estabeleceu as bases para o Corredor 321, uma ideia que trouxemos para a Adidas quando reconhecemos que a inclusão no esporte requer modelos para mostrar aos outros o que é possível. A Adidas tem sido um parceiro ideal nesses projetos, pois compartilham nossa visão de inclusão, e o trabalho realmente está inserido na plataforma ‘Impossible Is Nothing’ da Adidas”, acrescentou MacPhee, em entrevista ao site Muse.