Coluna

CBLOL: com “nova casa”, torcedores têm a oportunidade de viver presencialmente uma experiência digital

Depois de um período de restrições, a torcida teve a oportunidade de voltar a assistir fisicamente a um confronto

CBLOL: com “nova casa”, torcedores têm a oportunidade de viver presencialmente uma experiência digital

26 de abril de 2022

4 minutos de Leitura

Nos esportes tradicionais, uma velha máxima diz que a torcida representa um jogador a mais em campo, por embalar os times até a vitória. Nos esportes eletrônicos, a realidade é a mesma: quanto mais barulho, mais incentivo, mais garra e mais ritmo para as equipes.

Neste último sábado, na final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), disputado nos estúdios da Riot Games, em São Paulo, entre RED Canids Kalunga e paiN Gaming, tivemos a presença do público na arena, assim como tivemos na final do CBLOL Academy, nossa categoria de base, na semana anterior. Depois de dois anos das restrições que a pandemia nos trouxe, a torcida teve a oportunidade de voltar a assistir fisicamente a um confronto, e que diferença isso fez para todos os envolvidos!

Não só o público, mas também os parceiros da Riot celebraram a volta do formato presencial. Times e jogadores profissionais sabem a importância de um espetáculo ao vivo, e todos ansiavam pela volta da emoção de estarem frente a frente no campeonato, algo que pudemos trazer de volta de acordo com a evolução do cenário sanitário, com o barulho das torcidas como música para os ouvidos de todos. Para os jogadores profissionais, sentir o calor do público é algo energizante, tal qual em esportes ditos tradicionais. As marcas que patrocinam o CBLOL também demonstraram animação com a possibilidade de se somarem às experiências que pensamos para o público na nova Arena, que é integrada ao HQ da Riot Games no Brasil, e já pensam em várias novidades ao longo do próximo semestre, com o objetivo de imergir cada vez mais neste mundo.

O planejamento para a volta ao formato presencial envolveu não só a escolha de um lugar que apresentasse alternativas de transporte público, como também espaço e infraestrutura interna capaz de suportar uma experiência de público de qualidade no CBLOL. A ideia era combinar o potencial de espetáculo que um torneio desta dimensão pode ter, com acessibilidade aos fãs, que pela primeira vez teriam a oportunidade de acompanhar de perto algo que vivenciam há uma década.

Nossa missão foi encontrar um lugar que pudesse receber o público com conforto, oferecer uma estrutura de segurança, alimentação, experiências (ativação de patrocinadores, uma loja CBLOL, ambientes para fotos e meet & greet da torcida com os jogadores profissionais e influenciadores). Também esteve em nosso foco adaptar e melhorar a nossa capacidade de receber times e jogadores profissionais, com o aumento da quantidade de ligas, para atender às necessidades dos nossos parceiros (produção de conteúdo, recepção de convidados). Quando encontramos o local adequado, iniciamos o processo de adaptação do espaço para a nova Arena CBLOL, um projeto que levou cerca de oito meses para trazer toda a nossa estrutura e que agora está devidamente inaugurado.

Na nova “casa”, a torcida, com sua energia e emoção – apoiando seu time do coração, estando junta em comunidade, vivendo experiências dentro do universo do League of Legends –, mostraram que segue fundamental para o CBLOL. Nos últimos anos, a comunidade brasileira tem acompanhado cada vez mais os campeonatos globais e, especialmente, assiste em massa às partidas do Brasil nos torneios. Na fase de Grupos do Mid-Season Invitational (MSI) em 2021, a comunidade brasileira foi a segunda mais engajada das regiões, e no Worlds, o campeonato mundial de LoL, fomos a quarta. Este engajamento se estende para as demais etapas dos torneios.

Engana-se quem pensa que esporte eletrônico ainda é nicho: de acordo com a mais recente edição da Pesquisa Game Brasil, os Esports passaram a ser mais conhecidos por 81,2% dos jogadores, o que representa 32,8 pontos a mais que a edição passada do levantamento.

Poder evoluir a experiência do público no CBLOL, tanto para o fã que assiste de casa quanto para o que se junta aos times na arena, é fundamental para a nossa estratégia de tornar os Esports mais acessíveis e mais próximos, atendendo às necessidades e desejos da nossa comunidade tão apaixonada.

Transformar uma tarde de CBLOL em um acontecimento no qual o fã poderá ver de perto seus ídolos, torcer junto com outros torcedores de seu time, ganhar brindes, registrar este momento em suas redes sociais, encontrar com influenciadores da comunidade – tudo isso eleva a experiência do CBLOL a um novo patamar enquanto evento e torneio.

É o que buscamos: entender os anseios de nossa comunidade para que possamos transformá-los em uma realidade inovadora. Para o segundo split, as portas estarão abertas desde os primeiros confrontos – e a experiência da celebração da comunidade, que antes só havia nas finais, poderão ser vividas em todo o campeonato.

Compartilhe