Redes Sociais

Para crescer entre os jovens, J.League fecha com TikTok

Uma pesquisa da liga japonesa mostrou que seu público está concentrado na faixa dos 34 a 43 anos

Para crescer entre os jovens, J.League fecha com TikTok

18 de abril de 2022

2 minutos de Leitura

O TikTok segue ganhando cada vez mais espaço no futebol. Desta vez, a plataforma anunciou uma parceria de conteúdo com a J.League, a principal divisão do futebol japonês.

O objetivo da liga é se tornar popular entre os jovens e, por conta disso, o TikTok lançará diversos desafios durante a temporada de 2022. Eles serão projetados para incentivar os torcedores a compartilhar conteúdo com base em sua experiência de consumir o futebol japonês.

O acordo é o primeiro após a J.League flexibilizar suas regras e passar a permitir que os torcedores publicam conteúdos de dentro dos estádios.

“O TikTok tem muitos usuários da Geração Z, que é um segmento que queremos alcançar especialmente. Nossa esperança é que, por meio dessa parceria, eles aprendam sobre a liga e nossos clubes, venham ao estádio, assistam aos jogos e aumentem o interesse pelo futebol.”, disse o presidente da J.League, Yoshikazu Nonomura.

Uma pesquisa local revelou que a idade média do torcedor da J.League antes da pandemia estava entre 34 e 43 anos, com a porcentagem de fãs com menos de 30 anos caindo de 34.5% para 22.1%. Neste sentido, se unir ao TikTok torna-se uma estratégia certeira, afinal, a rede tem 43% de sua base global de usuários com idade entre 18 e 24 anos.

“Trata-se de mostrar às pessoas novos conteúdos rapidamente, mesmo que elas não estejam seguindo essas contas. Adotamos uma abordagem diferente de outras plataformas quando se trata do conteúdo que você vê. Então, se você assistir a muito conteúdo de futebol, ele mostrará vídeos sobre regiões e times que você pode não ter conhecido anteriormente”, acrescentou Yosuke Sato, gerente geral do TikTok Japan.

Como parte de seus esforços, a J. League também nomeou o popular comediante Unparunpa como seu embaixador na plataforma. Há ainda um esforço em levar o torneio para novos mercados.

No esporte, os acordos do TikTok não param de crescer. A plataforma já fechou com a NHL, FIFA de olho na Copa deste ano, Six Nations feminino de rugby, Copa Africana de Nações, além de ter renovado com a Copa do Nordeste e transmitido recentemente sua primeira partida de LaLiga.

Compartilhe