Indústria

UEFA encaminha novas regras de sustentabilidade financeira para clubes

Trata-se da reforma mais relevante desde a introdução do Fair Play Financeiro, em 2010

UEFA encaminha novas regras de sustentabilidade financeira para clubes

07 de abril de 2022

2 minutos de Leitura

O Comité Executivo da UEFA aprovou os seus novos Regulamentos de Licenciamento de Clubes e Sustentabilidade Financeira. Trata-se da reforma mais relevante desde a introdução do Fair Play Financeiro. O MKTEsportivo já havia adiantado esta possibilidade.

“Os primeiros regulamentos financeiros da UEFA, introduzidos em 2010, serviram ao seu propósito principal. Ajudaram a recuperar as finanças do futebol europeu e revolucionaram a forma como os clubes são geridos. No entanto, a evolução da indústria do futebol, aliada aos inevitáveis efeitos financeiros da pandemia, mostrou a necessidade de uma reforma geral e novos regulamentos de sustentabilidade financeira”, disse Aleksander Ceferin, presidente da UEFA.

A entidade deseja que os clubes sejam mais sustentáveis financeiramente, trabalhando a partir de três pilares principais: solvência, estabilidade e controle de custos. Os novos regulamentos entrarão em vigor em junho. Haverá um período de três anos para implementação para permitir que os clubes tenham tempo suficiente para se adaptar ao modelo.

“A UEFA trabalhou em conjunto com todas as partes envolvidas no futebol europeu de modo a desenvolver essas novas medidas para ajudar os clubes a enfrentarem esses novos desafios. Esse regulamento ajudará a proteger a modalidade e vai prepará-la para qualquer possível choque, incentivando investimentos racionais e construindo um futuro mais sustentável para o futebol”, acrescentou Ceferin.

O destaque da iniciativa será a introdução de uma regra de custo para permitir um controle melhor de salários dos jogadores e investimento em contratações. O regulamento limita os gastos com salários, transferências e taxas pagas a agentes a 70% da receita do clube.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT