Atletas

Em ação da Michelob Ultra, McEnroe deixa aposentadoria e desafia a si mesmo

Tecnologia inovadora cria avatares do ex-tenista para partida contra sua versão atual

Em ação da Michelob Ultra, McEnroe deixa aposentadoria e desafia a si mesmo

18 de maio de 2022

3 minutos de Leitura

Entrega total, treinos e mais treinos, resiliência, foco, determinação… Quando falamos em esporte, são essas premissas que vem à cabeça. Mas será que é apenas sobre isso? A cerveja americana Michelob Ultra mostra que não e, ao lado do ex-tenista John McEnroe, aponta o caminho. Como? Balanceando a prática esportiva com os momentos de diversão e descontração, afinal, só vale se for para curtir.

Por isso, a marca celebra toda a trajetória do ex-esportista com um documentário especial “McEnroe vs. McEnroe”, o primeiro desafio no mundo com uma partida de tênis exclusiva entre o presente e o passado, que mistura uma tecnologia de ponta com um estudo aprofundado de um dos personagens mais complexos da história do esporte.

Multicampeão, McEnroe enfrenta um desafio particular nessa iniciativa: um duelo contra si próprio, em cinco momentos de auge de sua carreira – 1979, 1981, 1982, 1984 e 1992. A ideia é mostrar como aproveitar toda a jornada de forma mais leve, provando que a descontração também é parte essencial de qualquer trajetória. Dessa forma, Michelob Ultra convida o ex-jogador a celebrar sua própria carreira de um jeito fora do tradicional, aprendendo com os altos e baixos e com a leveza necessária para atingir os resultados esperados.

Esse duelo entre o John McEnroe atual contra suas melhores versões do passado traz uma experiência de inteligência artificial imersiva por meio de uma tecnologia de ponta, permitindo aos fãs apreciarem um jogo único entre o presente e o passado.

Desenvolvida pela UNIT 9, essa tecnologia incorpora o estilo de jogar de cada era ex-tenista e dá vida a seus avatares mais jovens, com uma reprodução virtual dessas outras versões. Assim, após o McEnroe mandar a bola para o outro lado da quadra, o avatar responde em tempo real todas as jogadas, com quatro robôs de precisão, que lançam essas bolas de volta.

O processo tem duas partes principais: a resposta dos avatares e a tecnologia para rastrear os movimentos de McEnroe para simular essa disputa real. Para tudo isso acontecer, foi realizada uma sessão especial com o ex-atleta para a captura das ações dele, durante um dia inteiro de gravações, e a filmagem de 308 cenas para representar suas características, inclusive frases a serem utilizadas durante a partida. E para atingir o máximo de perfeição, a equipe analisou diversas horas das partidas do ex-jogador, de 1979 a 1992, usando uma máquina de inteligência artificial para entender como ele atuava.

O resultado é uma experiência única e até então inédita nesse novo passo dentro do Metaverso.

“Foi uma experiência muito legal poder interagir comigo mesmo de uma maneira diferente. Ver a versão final é uma jornada e tanto. Só existe uma John McEnroe real, mas as pessoas vão se divertir muito em vendo esse duelo contra o meu eu”, destaca McEnroe.

“Poder celebrar um ícone como John McEnroe na primeira partida de tênis do mundo entre o real e o virtual é uma maneira poderosa de trazermos o ponto de vista de Michelob Ultra. Durante essa experiência épica, John McEnroe faz uma reflexão sobre sua carreira e inspira as pessoas a buscarem suas paixões para se divertirem e aproveitarem a jornada”, acrescenta Ricardo Marques, vice-presidente de marketing de Michelob Ultra nos Estados Unidos e Global.

O documentário “McEnroe vs. McEnroe” estreia no Brasil no dia 24 de maio, às 20h30, na ESPN 2, e também estará disponível no Star+.

Compartilhe