Em engajamento no digital, como os finalistas chegam à final da Champions League?

Com uma base de seguidores muito mais ampla, Real Madrid "goleia" Liverpool em interações

maio 27, 2022

Neste sábado (28), Real Madrid e Liverpool entram em campo para mais um grandioso capítulo na história da Champions League. Dentro de campo, até aqui, a vantagem histórica do duelo particular entre os dois gigantes é do time merengue. Os times se enfrentaram oito vezes na história, todas elas pela Liga dos Campeões. Placar: 4 a 3 para o gigante espanhol. E no campo digital, como fica o placar?

Com exclusividade, o MKTEsportivo apresenta os números de engajamento do Instagram e Twitter dos finalistas da competição das oitavas de final até a semi. Os dados são da Samba Digital.

No Twitter, comparando apenas as interações, o Real Madrid levou vantagem sobre o Liverpool em todas as fases. Entre parênteses, a colocação global que cada equipe ficou no dia da partida em questão.

Na somatória do período, o clube merengue registrou 46.6 milhões de interações, contra 33.7 milhões dos Reds. Na rede, vale salientar que o Madrid possui 42 milhões de seguidores, enquanto os ingleses têm 27 milhões.

No Instagram, rede social que concentra a maior parte do engajamento dos fãs de futebol – e esse é um insight que a própria Samba Digital traz semanalmente quando o assunto são os clubes brasileiros, mais uma vitória do lado espanhol.

Na comparação, vale exaltar o engajamento obtido pelo Real Madrid nos dois jogos da semifinal, contra o Manchester City. O segundo duelo, que contou com uma virada história dos merengues, foram 30.8 milhões de interações no perfil. Na ocasião, Riyad Mahrez abriu o marcador para o time de Pep Guardiola, mas, nos acréscimos, Rodrygo (2x) virou o confronto. Na prorrogação, Karim Benzema, de pênalti, colocou o time espanhol na final da Champions League.

A goleada de engajamento do Madrid pode ser explicada também pela base de seguidores de ambos no Instagram: 117 milhões contra 38.5 milhões.

Agora, resta saber como será o placar dentro de campo. Liverpool x Real Madrid se enfrentam neste sábado (28), no Stade de France, em Saint-Denis. O estádio vai receber a sua terceira decisão do torneio.

Foto (1): UEFA