FC Barcelona é eleito o clube mais inovador do mundo

Futebol europeu domina o levantamento do Sports Innovation Lab com sete representantes no TOP 10

maio 27, 2022

O FC Barcelona foi eleito a equipe esportiva mais inovadora do mundo. Na lista desenvolvida pela empresa pesquisa e inteligência de mercado Sports Innovation Lab, os clubes de futebol da Europa dominam a lista, colocando sete no TOP 10.

Os demais representantes são Real Madrid (2), Arsenal (3), Manchester City (4), Manchester United (6), Liverpool (8) e AS Roma (10).

Entre as modalidades, o basquete é o segundo mais popular, com nove equipes nas primeiras vinte e cinco posições. Destaque para o Philadelphia 76ers (5) e o Dallas Mavericks (9), que ficaram entre os dez primeiros.

Da NFL, o primeiro a figurar é o Seattle Seahawks na 18ª posição, enquanto o Washington Capitals é o time da NHL em melhor colocação (15º). A MLS figura com três representantes, com o Atlanta Braves em oitavo.

Para chegar ao resultado, o Sports Innovation Lab leva consideração a diversificação de receita, capacitação tecnológica e agilidade organizacional para avaliar como as equipes estão construindo seus negócios por meio de abordagens inovadoras e iniciativas digitais. Para a empresa, o Barcelona prioriza investimentos na experiência dos fãs, leva conteúdos em diversas línguas, possui um programa de associação de torcedores baseado em dados e tem um fantástico Hub de Inovação.

O Sport Innovation Lab espera ampliar o escopo de sua pesquisa para incluir também outras categorias e modalidades, como a Fórmula 1 e equipes femininas.

“Há uma necessidade imediata de mais informações disponíveis publicamente sobre o que as equipes femininas estão fazendo em tecnologia, como estão diversificando sua receita e a estrutura de suas organizações”, disse Abe Stein, chefe de inovação do Sports Innovation Lab.

Abaixo, o TOP 10 das equipes mais inovadoras do mundo:

  1. FC Barcelona (LaLiga)
  2. Real Madrid (LaLiga)
  3. Arsenal (Premier League)
  4. Manchester City (Premier League)
  5. Philadelphia 76ers (NBA)
  6. Manchester United (Premier League)
  7. Atlanta Braves (MLB)
  8. Liverpool (Premier League)
  9. Dallas Mavericks (NBA)
  10. AS Roma (Serie A)