Champions League

França denuncia ingressos falsos por confusão antes da final da Champions League

A Uefa já havia divulgado um comunicado sobre a confusão na final entre Liverpool e Real Madrid

França denuncia ingressos falsos por confusão antes da final da Champions League

30 de maio de 2022

3 minutos de Leitura

Além do título do Real Madrid, a final da Champions League foi marcada por um atraso no início da partida. Torcedores do Liverpool que foram até Paris tiveram problemas no acesso ao Stade de France, local da decisão. Muitos deles chegaram a pular o portão do estádio para não perder a partida.

Nesta segunda-feira (30), autoridades do esporte e de segurança da França se reuniram para discutir o ocorrido. O governo francês foi alvo de duras críticas da imprensa e de políticos do Reino Unido não somente pela desorganização, mas também pela atuação da polícia no local. A imprensa até coloca em dúvida se Paris estará, de fato, preparada para a Olimpíada em 2024.

Em comunicado divulgado no próprio sábado (28), a UEFA culpou “ingressos falsos” pelo ocorrido. Segundo a entidade, como essas entradas não funcionaram nas catracas, houve um acúmulo de fãs que tentavam entrar no estádio. Isso foi corroborado por autoridades locais.

“70% dos ingressos apresentados na entrada eram falsos. Contrariando as alegações e falsos rumores, das 29 detenções nas imediações do Stade de France, metade eram britânicas, incluindo 9 por invasão de propriedade”, disse o ministro do Interior, Gerald Darmanin.

Às 21h (horário de Paris), quando a final do torneio deveria começar, “97% dos torcedores espanhóis estavam nas arquibancadas”, contra “50% dos torcedores britânicos”, afirmou o ministro.

“Entre 30.000 e 40.000 torcedores ingleses estavam no Stade de France sem ingressos ou com ingressos falsos”, acrescentou Darmanin

“O Liverpool deixou seus torcedores à solta, essa é uma grande diferença. Precisamos ver de onde vieram esses ingressos falsos e como eles foram produzidos em números tão grandes”, comentou a ministra do Esporte, Amelie Oudea-Castera.

Em um comunicado oficial, o Liverpool disse estar “extremamente desapontado” com os problemas e a quebra do perímetro de segurança que os torcedores do time enfrentaram no estádio. “Este é o maior jogo do futebol europeu, e os torcedores não deveriam ter que vivenciar as cenas que testemunhamos. Solicitamos oficialmente uma investigação formal sobre as causas desses problemas inaceitáveis”, afirmou o clube.

Em declarações à agência de notícias Associated Press (AP), Ronan Evain, diretor executivo do grupo Football Supporters Europe, disse que o “estigma de violência” que existe em torno dos torcedores ingleses está sendo usado pelas autoridades públicas francesas para “ganhos políticos baratos”.

“Sempre houve problemas de mobilidade no Stade de France. Estamos consternados com a comunicação das autoridades públicas francesas. Os torcedores do Liverpool e do Real Madrid são vítimas de um fiasco e não são os culpados aqui. Usar gás lacrimogêneo em pessoas tentando entrar no estádio é insano”, criticou Evain.

O jornal Le Parisien publicou nesta segunda na primeira página uma fotografia de torcedores do Liverpool, incluindo um menor de idade, tentando se proteger do gás lacrimogêneo lançado pela polícia.

Compartilhe