Indústria

Grêmio sinaliza intenção de aderir à Libra, mas pede melhor distribuição de receitas

Clube publica nota oficial com propostas de discussão para nova liga antes de assinar estatuto

Grêmio sinaliza intenção de aderir à Libra, mas pede melhor distribuição de receitas

17 de maio de 2022

3 minutos de Leitura

O Grêmio anunciou sua intenção de se juntar ao grupo da Liga do Futebol Brasileiro, a Libra. No entanto, o clube gaúcho deseja debater sobre os critérios que definirão a divisão dos valores para as equipes.

Para o clube, existem debates relevantes para a constituição da liga, como “maior justiça na distribuição dos recursos; eliminação de decisões por unanimidade; aperfeiçoamento do critério de distribuição por engajamento; gatilhos que obstruam diferenças predatórias de ganhos nos resultados econômicos com fim do critério de média e preservação de governança autônoma e independente”.

Na segunda-feira, em uma reunião realizada no Rio de Janeiro entre times que não aderiram à Libra, criou-se uma comissão para negociar termos de adesão à nova liga. Estão nessa comissão os presidentes de América-MG (Alencar da Silveira Junior), Atlético-MG (Sérgio Coelho), Fluminense (Mário Bittencourt), Fortaleza (Marcelo Paz) e Internacional (Alessandro Barcellos), além do mandatário da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), Francisco José Battistotti, que representa as equipes da Série B.

Neste momento, conforme o MKTEsportivo destacou, os clubes que ainda não assinaram com a liga brasileira esperam uma mudança no estatuto que envolve, principalmente, a divisão igualitária de receitas.

ponto central é que estes clubes não aceitam os percentuais de divisão de receitas propostos pela Libra, que segue o 40-30-30, com 40% do valor arrecadado dividido igualmente entre os times; 30% de acordo com a performance no campeonato; e os 30% restantes envolvem critérios de média de público nos estádios, base de assinantes no streaming, seguidores nas redes sociais, audiência na TV aberta e tamanho da torcida. Eles priorizam o modelo 50-25-25, com 50% fixos dividido entre todos, 25% por performance no campeonato e 25% por audiência. Além disso, desejam que no estatuto, o clube de maior cota ganhe no máximo 3,5 vezes mais do que o time de menor.

Este grupo negociará com a Libra, que conta com a adesão de Botafogo, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco.

Abaixo a íntegra da nota do Grêmio:

“O Grêmio comunica, após realizar os devidos ritos de debates internos, a intenção de aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Para que tal propósito se concretize, o Clube ainda sugerirá nos debates posteriores que sejam obedecidas as seguintes pautas: maior justiça na distribuição dos recursos; eliminação de decisões por unanimidade; aperfeiçoamento do critério de distribuição por engajamento; gatilhos que obstruam diferenças predatórias de ganhos nos resultados econômicos com fim do critério de média e preservação de governança autônoma e independente.

O Grêmio reitera o desejo de contribuir para a consolidação da Libra, buscando a maior convergência possível para todos os clubes das séries A e B.”

Compartilhe