Criado pela família Kuerten em agosto de 2000, o Instituto Guga Kuerten desenvolve projetos para atender anualmente crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, em Santa Catarina.
O Instituto mobiliza esforços para estabelecer parcerias que viabilizam sua atuação através de programas e projetos, oferecendo oportunidades de transformação social.
O balanço de 2021 permanece bastante positivo. Foram quase 105 mil pessoas atendidas durante mais de duas décadas de muito trabalho e dedicação, por meio de programas como o Campeões da Vida, Ações Especiais e Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS).
Programa Campeões da Vida
O Programa visa oferecer oportunidades educacionais, sociais e esportivas para a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou educacional. Com foco na inclusão, é gerado impacto na sua formação pela aquisição de competências.
Só em 2021, os cinco núcleos atenderam 400 crianças e adolescentes, além de 20 pessoas com deficiência, no grupo inclusivo. Esses números refletem no acumulado de mais de duas décadas, resultando em mais de 13.400 crianças e adolescentes.
Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS)
O FAPS é um programa que busca apoiar financeiramente e tecnicamente projetos de organizações sociais de Santa Catarina que desenvolvam ações voltadas para a integração da pessoa com deficiência. O fundo é criado a partir de cotas doadas por parceiros do Instituto Guga Kuerten.
A cada ano são abertas as inscrições para uma região de Santa Catarina, previamente estabelecida, possibilitando a todas as organizações daquele território concorrer com seus projetos.
O acompanhamento técnico e a avaliação são realizados pelos profissionais do Instituto, que também oferecem capacitações nas áreas pedagógica e de gestão.
O 20º Fundo de Apoio a Projetos Sociais atendeu as regiões de Alto Irani, Alto Uruguai, Meio Oeste e Planalto Sul, sendo 29 municípios atendidos, totalizando R$620 mil investidos em 30 projetos.