Com a ampliação das possibilidades em plataformas, geração de conteúdos e dados e o crescente acesso digital, o mundo dos esportes e a indústria do entretenimento em geral encara especificamente o aumento do espectro de um grande desafio, que é inerente ao setor há anos: o combate à pirataria e falsificação. Lançada em setembro do ano passado, a LaLiga Tech se mostra atenta a esse cenário e traz ao mercado uma solução tecnológica para apoiar a indústria global do esporte e do entretenimento a lidar com ele.
A pirataria e a falsificação foram responsáveis pelo prejuízo de R$ 287 bilhões no Brasil em 2020, de acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP). Só o segmento esportivo, segundo a Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice), perdeu R$ 9 bilhões em 2021 no País com produtos e serviços pirateados e/ou falsificados.
Para este desafio, a LaLiga Tech oferece ao mercado um software de monitoramento avançado que protege o conteúdo da pirataria online em tempo real. Ele analisa todos os canais onde a pirataria está sendo comercializada, distribuída ou promovida, a remove e coleta evidências para agilizar os procedimentos legais.
“Para as marcas, é um grande apoio para detectar e evitar o uso indevido de seus ativos de propriedade intelectual. Além disso, conta pesquisas contínuas de imagens e filtragem de dados nos mercados online, classificações de risco e monitoramento de preços e estoque em tempo real. Já para os criadores de conteúdo, protege o conteúdo audiovisual para garantir uma melhor monetização da concorrência, detecta conteúdo ilegal compartilhado por meio de redes sociais, aplicativos, sites e IPTV, investiga fontes que compartilham conteúdo ilegalmente, identificando os culpados da pirataria online e cria relatórios técnicos que podem ser utilizados em processos judiciais posteriores”, disse Guillermo Rodríguez, Diretor de Operações Antipirataria da LaLiga Tech.
LaLiga Tech é a primeira empresa do mundo a combinar a experiência de uma organização esportiva internacional com profundo conhecimento técnico. Por meio de uma equipe de mais de 140 especialistas que desenvolveram soluções para LaLiga nos últimos sete anos, ela agora oferece essas soluções comercialmente para ajudar a acelerar a transformação digital da indústria.
Disponíveis como serviços gerenciados por meio da nuvem, as soluções LaLiga Tech são usadas para criar novos canais diretos ao consumidor, aprimorar e proteger o conteúdo com dados em tempo real e digitalizar os principais processos de gerenciamento. Todas as soluções são interconectadas em um único ecossistema baseado em dados, fornecendo novos insights que podem ser usados para impulsionar um crescimento mais amplo em toda a organização.
“Esportes e entretenimento têm uma enorme oportunidade de desenvolver sua conexão emocional com os fãs, adotando uma abordagem baseada em dados para entender o comportamento dos fãs e projetar experiências modernas, envolventes e lucrativas. Nossos produtos foram criados especificamente para o setor e contam com o suporte de recursos humanos que transformaram LaLiga em uma líder digital nos últimos anos”, acrescentou Rodríguez.
A LaLiga Tech trabalha com vários clientes em toda a indústria de esportes e entretenimento, incluindo Dorna Sports, Moto GP, Jupiler Pro League, Sky Mexico e a Royal Belgian Football Association.