A Apollo Global Management prepara uma proposta para a Liga MX de aproximadamente US$ 1,25 bilhão por 20% do faturamento da venda dos direitos de mídia para veículos de fora do México nos próximos 50 anos. A investidora ainda ficaria com 20% da nova empresa que irá gerir a liga mexicana. O valor seria destinado aos clubes investirem em melhorias em centro de treinamentos, reforma de estádios e outras despesas.
Vale destacar que a Liga MX é o torneio de futebol mais assistido dos Estados Unidos. Desta maneira, a Apollo confia no potencial de crescimento no estrangeiro. Os jogos da Liga MX na Univision atraíram 920.640 telespectadores nos EUA nesta temporada, superando as partidas da Premier League na NBC (788.620) e da Major League Soccer (MLS), em inglês, na Fox (436.750).
A proposta do “Projeto Gol” da Apollo depende dos clubes mexicanos concordarem em vender seus direitos. Hoje, a Liga MX permite que os clubes fechem contratos individuais. Neste sentido, Chivas Guadalajara e América, da Cidade do México, são os que mais lucram com o modelo.
Hoje, a liga mexicana é transmitida pela Fox, Univision, Telemundo e ESPN, o que pode inviabilizar os planos da Apollo.
Atualmente, a Apollo possui US$ 498 bilhões em ativos sob sua gestão, com negócios nas grandes ligas dos EUA, como NBA, NFL e NHL. Na Europa, ela chegou a fazer proposta pela Ligue 1, mas perdeu a concorrência para a CVC Capital Partners.