Coluna

O futebol ao vivo chegou ao metaverso

O duelo Milan e Fiorentina chegou de uma maneira inovadora aos fãs na África e do Oriente Médio

O futebol ao vivo chegou ao metaverso

03 de maio de 2022

2 minutos de Leitura

Eduardo Esteves
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo

A Serie A italiana se tornou a primeira liga de futebol a transmitir uma partida ao vivo dentro do metaverso. No domingo (1), o duelo Milan e Fiorentina chegou de uma maneira inovadora aos fãs na África e do Oriente Médio.

A iniciativa foi encabeçada pela Tim, uma das principais patrocinadores da Serie A, e ocorreu em parceria com a empresa de tecnologia blockchain ConsenSys e a plataforma de videogame The Nemesis, responsável pela criação do mundo virtual para reunir fãs em torno da partida.

O objetivo da liga italiana é utilizar a tecnologia como uma forma de se aproximar de um público mais jovem, cada vez mais adepto a diversificar a forma que consome esporte.

“Escolhemos ser os primeiros a transmitir uma partida de futebol no metaverso porque acreditamos que a fronteira da inovação tecnológica é extremamente importante para uma liga moderna como a Serie A. O Oriente Médio e o Norte da África representam uma área estratégica para nós devido à presença dominante da Geração Z e à receptividade particular a novos desenvolvimentos”, disse Luigi De Siervo, CEO da Serie A.

Durante a partida, os usuários puderam interagir com os vários recursos presentes no metaverso. Dentro de campo, o Milan venceu a Fiorentina com gol no fim e manteve a liderança do Campeonato Italiano

Apesar de não ser novo, o termo metaverso ganhou status de revolução tecnológica em outubro de 2021, depois que Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook mudaria seu nome para Meta. Ele também afirmou que o foco da companhia passaria a estar no mercado de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (VA).

Compartilhe