Coluna

O licenciamento em um novo status

Acordo da UEFA com a Centauro demonstra o quanto o licenciamento é fundamental para estar no consciente do consumidor

O licenciamento em um novo status

06 de maio de 2022

2 minutos de Leitura

Bruno Koerich
Bruno Koerich
CEO da Destra

Nos últimos dias saíram do forno coleções que se destacam pelo tamanho das marcas envolvidas. A primeira delas – a qual a Destra tem participação direta e que eu me orgulho bastante de ter trabalhado por esse acerto – foi a coleção que a Centauro lançou com a marca da UEFA Champions League. A segunda foi a lindíssima coleção do Flamengo com a Reserva.

Muito mais do que uma forma de receita – que é o que muitas pessoas pensam quando falam em Licenciamento de Marcas – acredito que a variedade de produtos é uma das principais formas de uma marca estar em contato direto com seus fãs. São esses produtos que conectam, por exemplo, um clube de futebol aos torcedores sejam eles de 2, 10, 40 ou 70 anos de idade.

E ao notar que a Champions League – essa marca gigante! – amplia sua presença de produtos no Brasil, um país que está mais de oito mil quilômetros de distância do torneio, demonstra o quanto Licenciamento de Marcas é fundamental para estar presente no consciente do consumidor.

Outro lançamento que chamou bastante atenção foi a collab entre Flamengo e a Reserva.

Com produtos diferentes da linha tradicional, a coleção é de extremo bom gosto e segue uma tendência internacional de união de marcas para ampliar a presença no mercado de moda. Um exemplo recente foi a collab entre Adidas e Prada.

Trabalhar o licenciamento para permitir que sua marca tenha amplitude e possa conversar com seus fãs nas mais variadas classes é uma das mais importantes premissas de um bom trabalho em licenciamento de marca e, também, um enorme desafio.

O fato do Flamengo ser notoriamente reconhecido como um clube do povo não exclui a possibilidade de o clube ter uma linha, assinada pela Reserva, com preços não populares.

As marcas precisam sempre buscar colocar o seu fã em primeiro lugar e estarem atentas para atender com maior capilaridade possível, passando por faixas de preços diferenciadas, pluralidade nos canais de vendas, tornando seu produto acessível ao seu consumidor.

O que importa, no fim das contas, é a conexão com o público, ampliação de produtos e, consequentemente de torcedores. Os royalties dessas vendas são consequência do trabalho bem desenvolvido e planejado.

Compartilhe