Futebol

Por divisão democrática, Forte Futebol se aproxima de aliança com times da Série B

Grupo rejeita os 15% do estatuto e reivindica 20% de contratos para os clubes da 2ª divisão

Por divisão democrática, Forte Futebol se aproxima de aliança com times da Série B

07 de maio de 2022

2 minutos de Leitura

O Forte Futebol, grupo formado por América-MG, Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude, tem conversas adiantadas com os clubes da Série B para formalizar uma proposta conjunta para a Libra, liga brasileira formada por Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo. O objetivo é uma igualdade na divisão das receitas.

A ideia do Forte Futebol é que 20% da verba arrecadada nos contratos de patrocínio e direitos de transmissão pela liga sejam direcionados para os times da Série B. O estatuto prevê que se os direitos de transmissão das Séries A e B forem comercializados em conjuntos, 85% do valor ficará para a primeira divisão e 15% para a segunda.

Por outro lado, os que ainda seguem reticentes em assinar o acordo, reivindicam que a distribuição da verba do Brasileirão seja no modelo 50-25-25, com 50% fixos dividido entre todos, 25% por performance no campeonato e 25% por audiência. Além disso, desejam que no estatuto, o clube de maior cota ganhe no máximo 3,5 vezes mais do que o time de menor.

Conforme já divulgado anteriormente pelo MKTEsportivo, a divisão de receitas proposta em contrato pela Libra segue o 40-30-30, com 40% do valor arrecadado dividido igualmente entre os times; 30% de acordo com a performance no campeonato; e os 30% restantes envolvem critérios de média de público nos estádios, base de assinantes no streaming, seguidores nas redes sociais, audiência na TV aberta e tamanho da torcida.

Nesta sexta-feira (6), ocorreu uma reunião virtual com os participantes do Forte Futebol, os quatro que ainda não possuem uma posição (Internacional, Fluminense, Botafogo e Atlético-MG), além de Bahia, Brusque, Chapecoense, Criciúma, CSA, Guarani, Londrina, Náutico, Novorizontino, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Sport Recife, Tombense e Vasco da Gama.

Da Série B, Cruzeiro e Ponte Preta já assinaram com a Libra. Já Sport e Guarani lideram entre os clubes da B em prol de uma posição.

Compartilhe