Indústria

Por futebol feminino, Puma cria quadra inclinada para homens jogarem futebol “na subida”

Objetivo é mostrar que, no Brasil, as mulheres parecem jogar na subida em busca de investimento

Por futebol feminino, Puma cria quadra inclinada para homens jogarem futebol “na subida”

13 de maio de 2022

2 minutos de Leitura

Para chamar a atenção sobre o baixo investimento feito no futebol feminino do Brasil, a Puma, em parceria com a agência Betc Havas, criou uma quadra inclinada e colocou homens para jogarem futebol em uma ladeira.

O objetivo é mostrar que, no nosso país, parece que as mulheres jogam na subida tamanha a dificuldade de se conseguir investimentos. Dentro deste posicionamento, a ação foi batizada de “Joga na Subida”.

“Sermos parceiros de uma marca como a Puma, que tem a coragem de fazer um projeto fora de formato como esse, é um privilégio. Essa ideia é a representação de uma causa que precisa ser olhada com carinho para mudar de verdade”, disse Marcelo Ribeiro, diretor de criação da Betc Havas.

A quadra de futebol em cima de uma estrutura inclinada recebeu times amadores de futebol masculino para uma partida no local. Toda a ação foi filmada e transformada em um vídeo (confira abaixo).

Um levantamento mostrou que apenas 1% da renda dos clubes da Série A é destinada para fomentar a modalidade feminina, é como se elas jogassem com diversos obstáculos pelo caminho. Além disso, segundo pesquisas do IBGE (2019), as mulheres ganham 22.3% a menos que os homens, mostrando que a desigualdade salarial não se limita apenas no esporte.

“A surpresa dos jogadores, ao verem uma quadra com mais de 2 metros de altura na parte mais alta, foi única e ficou ainda maior quando explicamos todo o contexto de que essa era a representação da dificuldade de toda mulher atleta”, acrescentou Victor Castelo, diretor de criação associado da agência.

A ação contou com a participação de Tamires, do Corinthians e da seleção brasileira. Nas próximas semanas, o local deve receber diversos influenciadores e ex-jogadores de futebol.

Compartilhe