A Turma da Mônica acaba de ganhar uma nova integrante. Sueli é a primeira personagem surda da turma, que fará sua estreia nas redes sociais do Instituto Mauricio de Sousa durante a 24ª Surdolimpíadas de Verão, que acontecerá entre 1º e 15 de maio em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
A personagem é descrita como uma garota de 9 anos e apaixonada por esportes, que se comunicará através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ideia de criação da personagem nasceu de uma vontade antiga do desenhista Mauricio de Sousa.
“A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, disse Mauricio de Sousa.
Para a personagem, os estúdios Mauricio de Sousa Produções contaram com a colaboração da organização da 24ª Surdolimpíada e de professores da instituição sem fins lucrativos Derdic, que é mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC São Paulo. A instituição atua na educação, acessibilidade e empregabilidade de surdos, e oferece atendimento clínico para pessoas de baixa renda com alterações de audição, voz e linguagem.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira tem alguma deficiência auditiva. Esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões possuem surdez profunda.
Em suas histórias, a personagem deve propor uma abordagem de roteiros voltados à comunidade surda, além de reforçar a importância da inclusão e da acessibilidade.