Indústria

União das Federações de Futebol de Língua Portuguesa é criada em Lisboa

Iniciativa é encabeçada por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

União das Federações de Futebol de Língua Portuguesa é criada em Lisboa

24 de maio de 2022

2 minutos de Leitura

Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe uniram-se em prol da criação da União das Federações de Futebol de Língua Portuguesa.

“O todo é maior que a soma das partes, e o Brasil tem muito a evoluir com essa união. Nosso objetivo é unir as experiências para que todas as federações de língua portuguesa possam estreitar laços e crescer mutuamente. Estamos prontos para trabalhar na criação de novas competições, na capacitação de gestores, formação de treinadores, programas de arbitragem e intercâmbios, entre outras iniciativas”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O objetivo é projetar globalmente a identidade luso-afro-ásio-brasileira baseada em dois elementos culturais: a língua portuguesa e o futebol. Além dos signatários, serão convidados para participar entidades da Guiné Equatorial, Timor Leste e Macau, filiado de maneira independente da China pela FIFA, bem como entidades responsáveis por outros territórios de língua portuguesa, como Índia e Sri Lanka.

“Esses dias foram extremamente ricos na troca de impressões, opiniões e objetivos. Estamos possibilitando que países com maior conhecimento e estrutura possam contribuir no desenvolvimento dos países falantes da língua portuguesa. Esse foi um passo muito importante com a criação de uma união, em que poderemos defender os interesses como um todo, seja na relação com a FIFA, ou na transmissão de conhecimento, reuniões de direção técnica e formação de secretários-gerais“, acrescentou Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

As federações lusófonas buscarão estabelecer metas comuns no desenvolvimento do futebol nos países que têm a língua portuguesa como idioma.

Compartilhe