O Barcelona fechou uma parceria com a UNHCR (ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), cujo logotipo aparecerá nas camisas do clube em apoio às crianças refugiadas.
A iniciativa contempla os times masculino e feminino e servirá como uma mensagem de solidariedade para as mais de 100 milhões de pessoas que foram forçadas a fugir de suas casas.
Nosso compromisso é tornar realidade os sonhos dos mais vulneráveis, com base na crença de que todas as crianças e jovens têm direito às mesmas oportunidades.
Joan Laporta – presidente do FC Barcelona
A nova parceria abrangerá os próximos quatro anos, com a fundação do Barcelona doando € 400 mil por temporada para quatro projetos do ACNUR na Colômbia, Uganda, Turquia e Malásia.
“No FC Barcelona temos uma consciência social, porque entendemos que o futebol e o esporte, com seus valores de esforço, disciplina, sacrifício e trabalho em equipe, são ferramentas ideais para educar nossas sociedades”, acrescentou a diretora da Fundação FC Barcelona, Marta Segu.
A gama de projetos inclui o fortalecimento de ambientes de proteção para crianças e jovens afetados por conflitos armados na Colômbia; apoio a um programa de proteção e violência baseada em gênero na Malásia, e a um projeto de esportes pela paz e proteção em apoio a refugiados e jovens da comunidade anfitriã nos assentamentos de refugiados de Nakivale e Oruchinga em Uganda.
O Barcelona já havia feito parceria com a UNICEF em apoio às crianças em 2006, com o logotipo do Fundo das Nações Unidas para a Infância presente na camisa do time principal nos últimos 15 anos. Agora, pelas próximas quatro temporadas, a ACNUR assume o espaço.