Coluna

Dimensionamento em escala mundial sobre licenciamento nos esportes

Minha passagem pela Expo Licensing, em Las Vegas, considerada uma das mais importantes feiras de licenciamento de marcas do mundo

Dimensionamento em escala mundial sobre licenciamento nos esportes

07 de junho de 2022

2 minutos de Leitura

Bruno Koerich
Bruno Koerich
CEO da Destra

Acabei de voltar da Expo Licensing, em Las Vegas. Essa é uma das mais importantes feiras de licenciamento de marcas do mundo. Além de Las Vegas, ela também acontece na Inglaterra e na China para que vocês tenham noção da dimensão.

Ao me fazer presente nesta edição, pude aprender um pouquinho mais sobre as relações de licenciamento de marca com o esporte e o mindset de empresas licenciadas, ligas e clubes internacionais.

Pude compreender um pouco mais como o mercado anda se comportando.

Um dos fatos mais interessantes desta experiência foi atualizar a minha visão a respeito da forma com que clubes enxergam a importância do departamento de licenciamento e merchandising.

Para vocês terem noção, só o Bayern de Munique possui 60 colaboradores nessa área.

Com tamanha atenção ao departamento, o clube bávaro vendeu mais de 50 milhões de dólares apenas em seus canais online durante 2021.

Isso reafirma o que costumo dizer: essas instituições esportivas demonstram uma enorme preocupação em permanecerem próximas do seu fã por meio dos mais variados canais que vão desde as redes sociais, produção de conteúdo, realização de eventos até a enorme capilaridade de produtos licenciados.

Faço questão de reforçar sempre que o programa de licenciamento de uma marca não pode ser focado apenas no retorno financeiro imediato com os royalties gerados, mas, sim, no fortalecimento da marca e na geração de uma experiência fantástica para o fã. 

Exemplo disso foram as diversas vezes que fui impactado pelo Raiders, franquia da NFL sediada em Las Vegas.

Me deparei com uma loja oficial logo no aeroporto, outra na mais famosa rua da cidade. Além disso, quando não estava nas lojas oficiais, fui impactado com diversos produtos oficiais licenciados em diversas outras lojas das mais diferentes categorias.

Tudo isso, mesmo que indiretamente, fortalece a marca. Presença em diversos locais. Assim se ganha visibilidade e, de quebra, royalties conforme as vendas vão sendo efetuadas.

Mas voltando ao tema da feira em si, um detalhe me chamou bastante atenção ao longo das minhas reuniões com marcas e indústrias: o Brasil é um mercado que conta com muita atenção das principais empresas envolvidas no mundo do licenciamento.

Ótima notícia, concorda? Muito trabalho pela frente!

Compartilhe