Indústria

Espanha iguala premiação das seleções masculina e feminina

Acordo será válido por cinco temporadas e englobará Euro, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos de Paris 2024

Espanha iguala premiação das seleções masculina e feminina

15 de junho de 2022

2 minutos de Leitura

A RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) premiará igualmente as seleções masculinas e femininas a partir do dinheiro que é distribuído pela UEFA e FIFA em suas competições. A equipe feminina do país se prepara para a disputa da Euro, que terá início no próximo mês.

“É importante esclarecer que a federação não paga salários nem abonos. Adiantamentos de bônus e bônus serão pagos. Todos os jogadores terão uma porcentagem dos patrocínios que chegarem a partir de agora. A distribuição que é feita desse percentual já cabe a eles”, disse Luis Rubiales, presidente da RFEF.

O acordo de cinco anos com a seleção feminina que abrangerá as duas próximas Eurocopas e Copas do Mundo, além dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, também irá incluir a regularização dos direitos de imagem e a melhoria das condições de trabalho do elenco.

“Isso reforça o compromisso da RFEF com as jogadoras e a seleção feminina. Queremos ser as melhores jogadoras, o melhor time e a melhor seleção. Estamos indo para a Inglaterra para dar tudo de nós”, acrescentou ​​Irene Paredes, jogadora do Barcelona.

As negociações entre a RFEF e a seleção feminina começaram no ano passado, e contaram com a importante participação de representantes do Futpro (sindicato das jogadoras da Espanha).

“É histórico. Falamos de, nada mais e nada menos, que igualdade e compartilhamento de condições com nossos colegas jogadores”, celebrou Amanda Gutiérrez, advogada da Futpro.

Vale lembrar que a Finlândia, Dinamarca, Holanda, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Brasil e Irlanda também buscaram iniciativas para dimiinuir o abismo existente entre os salários de suas seleções. A US Soccer, federação de futebol dos Estados Unidos, assinou compromisso de igualdade salarial com a seleção feminina, que tem muito mais tradição e conquistas que os homens.

Enquanto as nações se movimentam em prol da igualdade, a UEFA estabeleceu que o prêmio em dinheiro da Euro feminina será € 16 milhões, contra os € 331 milhões distribuídos pela entidade na última edição do torneio masculino.

Compartilhe