Redes Sociais

FIFA e FIFPRO unem forças em campanha contra discurso de ódio nas redes sociais

Para a Copa deste ano, as entidades colocarão em prática um plano para proteger todo o ecossistema da modalidade

FIFA e FIFPRO unem forças em campanha contra discurso de ódio nas redes sociais

20 de junho de 2022

3 minutos de Leitura

A FIFA divulgou um relatório sobre o crescente discurso de ódio voltado aos jogadores de futebol nas redes sociais. O documento foi lançado no último sábado (18), no Dia Internacional da ONU para o Combate ao Discurso de Ódio.

“Nosso dever é proteger o futebol, e isso começa com os jogadores que trazem tanta alegria e felicidade a todos nós por suas façanhas. Infelizmente, há uma tendência de que uma porcentagem de postagens em canais de mídia social direcionadas a jogadores, treinadores, árbitros e às próprias equipes não seja aceitável. Essa forma de discriminação, como qualquer outra, não tem lugar no futebol”, diz Gianni Infantino, presidente da FIFA.

Para a Copa deste ano, a FIFA atuará em conjunto com o FIFPRO (sindicato dos jogadores) para implementar um plano sobre como proteger todo o ecossistema da modalidade, como equipes, jogadores, dirigentes e torcedores.

“Essa colaboração reconhece a responsabilidade do futebol de proteger os jogadores e outros grupos afetados contra os abusos. Esse tipo de incidente tem um impacto profundo em suas personalidades, suas famílias, seu desempenho, bem como em seu bem-estar geral e saúde mental”, acrescentou David Aganzo, presidente da FIFPRO.

O relatório explorou inteligência artificial para rastrear mais de 400 mil posts em redes sociais durante as semifinais e finais da Euro 2020 e Copa Africana de Nações 2021. O monitoramento identificou que mais de 50% dos jogadores receberam algum tipo de mensagem discriminatória. Comentários homofóbicos (40%) e racistas (38%) foram os mais comuns.

Desta maneira, FIFA e FIFPRO lançarão um serviço de moderação em torneios masculinos e femininos que irá analisará termos reconhecidos de discurso de ódio publicados em contas. Uma vez detectados, o comentário não será visto pelo destinatário e seus seguidores. Mesmo com o comentário publicado e visível nos perfis, o alcance serão reduzido por meio da ferramenta.

“Essa detecção não existe apenas para proteger o futebol e evitar os efeitos prejudiciais que essas postagens podem causar, mas também para educar as gerações atuais e futuras que se envolvem com nosso esporte nas mídias sociais e também no campo de jogo. Esperamos que, ao nos unirmos a este problema, as plataformas de mídia social façam o mesmo e nos apoiem ativamente para fazer parte da solução”, comentou Infantino.

Por fim, FIFA e a FIFPRO oferecerão suporte educacional, como conselhos de melhores práticas para gerenciar contas de mídia social, e conselhos de saúde mental para todos os jogadores participantes dos torneios da FIFA até 2023.

“O abuso online é uma questão social. Como indústria, não podemos aceitar que essa nova forma de abuso e discriminação afete tantas pessoas, incluindo nossos jogadores. Vários sindicatos de jogadores têm feito um trabalho muito bom neste tema que, ligado ao nosso recente relatório lançado em conjunto com outros sindicatos de jogadores, nos dá muitos insights para abordar esse tema daqui para frente”, finalizou Aganzo.

Compartilhe