Os atletas de Rugby que fazem parte das seleções brasileiras feminina e masculina vão receber bolsas de estudo integrais da escola de idiomas Cultura Inglesa, que é patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). O inglês é visto como ferramenta importante para a comunicação das equipes dentro de campo, além de proporcionar facilidade no relacionamento com profissionais de outros países.
Segundo o atleta da seleção brasileira, Kauã Guimarães, o aprendizado na língua facilita as conversas entre jogadores, juízes e até mesmo adversários.
“Quando participamos de campeonatos no exterior, a única forma que temos de nos comunicar com o juiz e os adversários é por meio do inglês. Mesmo sem ser fluente no idioma, os estudos me deram confiança e segurança para conversar durante um jogo”, afirmou o atleta da seleção masculina.
Claudia Jaqueline Telles, também atleta da seleção brasileira, diz que no início da carreira teve uma experiência com um técnico neozelandês e que precisou da ajuda de outras pessoas para entender os seus comandos.
“Em 2014, quando comecei a jogar profissionalmente, meu técnico na época era neozelandês, e eu não entendia quase nada do que ele dizia. Eu me virava porque consultava outros jogadores que faziam o papel de ‘tradutores’ para mim. Foi só quando aprendi o inglês que passei a me comunicar sem precisar de intermediários”, disse Claudia.
A Cultura Inglesa diz que o incentivo ao esporte é um dos objetivos socioculturais da escola e contribui para a formação de educadores e treinadores. A parceria também visa a promoção da Copa Cultura Inglesa, que acontece todo ano, além de outras ações e campeonatos organizados pela CBRu.