Tecnologia

LaLiga mostra o poder dos dados ao mapear uma partida de futebol

Ferramenta da LaLiga Tech monitora em tempo real todo e qualquer movimento dos jogadores em campo

LaLiga mostra o poder dos dados ao mapear uma partida de futebol

01 de julho de 2022

2 minutos de Leitura

Imagina se existisse um sistema capaz de monitorar todos os movimentos dos jogadores em campo? E ainda fosse possível usar esses dados para antecipar lesões e analisar o desempenho individual e da equipe para criar novos planos táticos? Tudo isso já existe.

O Mediacoach é um sistema de estatísticas avançadas criado pela LaLiga Tech, que faz parte da ampla oferta de tecnologia da LaLiga. A plataforma de análise e dados esportivos possibilita que clubes, emissoras e fãs tenham acesso a todo esse monitoramento em tempo real.

A tecnologia desenvolvida pela LaLiga Tech permite uma análise em vídeo graças às câmeras de perímetro que rastreiam os movimentos dos jogadores em velocidades de até 25 quadros por segundo e posteriormente é possível realizar a emissão de um relatório de dados, que analisa aspectos físicos, táticos e técnicos.

Os dados abrangem diversas estatísticas de futebol, incluindo distância percorrida, posicionamento do jogador, velocidade e movimentos da bola.

A mídia e os fãs também podem fazer bom uso das informações exclusivas que são oferecidas pelo sistema de solução da LaLiga Tech, já que os dados são gerados em tempo real e podem ser acessados através de uma plataforma. As transmissões das partidas podem oferecer dados táticos ao vivo, permitindo que os torcedores tenham maior compreensão da partida e envolvendo os espectadores com informações cada vez mais precisas e técnicas.

“Com essa ferramenta, a LaLiga mostra mais uma vez que inovação e futebol andam lado a lado. Além disso, buscamos adaptar as nossas tecnologias para favorecer a todos, no caso do Mediacoach, as emissoras podem criar novos conteúdos ricos em dados que podem ser usados antes, depois ou durante a partida, os fãs podem ficar cada vez mais por dentro dos dados que envolvem uma partida e os clubes podem criar novos planos táticos com olhar não somente para suas equipes, mas também para seus oponentes, já que emitimos um relatório completo.”, disse Silvestre Jos, Diretor de Serviços Tecnológicos da LaLiga.

No ano passado, o Mediacoach alcançou resultados significativos para os clientes, desde clubes até emissoras. Foram mais de 3,2 milhões de métricas de posicionamento geradas por partida, 1.936 métricas de dados capturadas por jogador em tempo real, mais de 1,5 milhões de vídeos por partida e mais de 1.400 relatórios diários.

Compartilhe