Streaming

Lázaro Ramos encabeça projeto da Amazon sobre os Camisas Negras do Vasco

O projeto terá consultoria da equipe de historiadores do Vasco e dos professores Luiz Antônio Simas e Silvio Almeida.

Lázaro Ramos encabeça projeto da Amazon sobre os Camisas Negras do Vasco

22 de julho de 2022

2 minutos de Leitura

A Prime Vídeo, por meio do Amazon Studios, está produzindo um trabalho sobre os “Camisas Negras Vascaínos”.

Com Lázaro Ramos na direção, o projeto terá consultoria da equipe de historiadores do Vasco e dos professores Luiz Antônio Simas e Silvio Almeida. A equipe conta ainda com os roteiristas Marcelo Andrade, Maira Oliveira, Karlo Oliveira, Daniel Quintal e Igor Verde.

O ator baiano é torcedor do Vitória, mas é um admirador da história de resistência do Vasco da Gama. Além disso, sua esposa e também atriz Taís Araújo é declaradamente torcedora do Gigante da Colina.

Lázaro Ramos tem sido uma grande voz ligada a luta contra o racismo. Ele já interpretou no teatro Luther King, pastor protestante e ativista histórico contra o racismo existente nos EUA durante o século XX. Além disso, o ator já lançou um livro sobre o tema chamado de “Na Minha Pele”.

O time dos Camisas Negras ficou conhecido pelo fato de contar com jogadores negros, operários e analfabetos no elenco. Com eles, o Vasco ganhou o Campeonato Carioca de 1923, organizado pela LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres). Foi o primeiro título estadual da história do ao clube de São Januário.

Junto com as vitórias, surgiu o apelido de camisas negras, dado pela imprensa àquele time da Zona Norte, que ia adquirindo fama de imbatível.

O objetivo é lançar em 2024, ano em que será completados 100 anos da chamada “Resposta Histórica”, quando o Vasco se recusou a disputar o Campeonato Carioca, já que os rivais e a federação da época impuseram ao clube, como condição de participação, que excluíssem jogadores negros, operários e analfabetos de seu plantel.

Compartilhe