Licenciamento

Reading apresenta nova camisa que traz alerta para mudanças climáticas

Com a Universidade de Reading, clube quer ampliar o debate sobre a crise climática e gerar ações por parte da sociedade

Reading apresenta nova camisa que traz alerta para mudanças climáticas

26 de julho de 2022

2 minutos de Leitura

O Reading FC, atualmente na segunda divisão inglesa, recentemente fechou uma parceria com a Universidade de Reading para ampliar o debate sobre a crise climática e, consequentemente, gerar ações por parte das pessoas e políticos locais.

O primeiro grande movimento feito pelo clube foi inserir o infográfico ‘faixas climáticas’ desenvolvido pela universidade na manga de sua nova camisa principal da próxima temporada. Assim, o Reading espera ajudar a demonstrar visualmente aos torcedores como as temperaturas aumentaram ao longo dos anos.

“Na semana passada, todos enfrentamos o dia mais quente já registrado em Reading e essa onda de calor sublinha adequadamente o quão vital é iniciar uma conversa sobre mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental. Não pretendemos mudar o mundo da noite para o dia. Mas queremos reduzir nossa pegada de carbono como clube de futebol e dar aos nossos torcedores a oportunidade de nos acompanhar na mesma jornada. Apresentando as listras climáticas no design do nosso kit de casa é uma maneira que esperamos inspirar mais conversas sobre o clima entre nossos apoiadores e nossa comunidade local”, disse Tim Kilpatrick, diretor comercial do Reading FC.

O design foi criado pela primeira vez pelo professor Ed Hawkins em 2018. Cada listra representa a temperatura média de um único ano, em relação à temperatura média no período como um todo. Tons de azul indicam anos mais frios que a média, enquanto o vermelho mostra anos mais quentes que a média. As listras na camisa rastreiam especificamente as mudanças climáticas em Reading ao longo dos 151 anos de existência do clube.

“As listras climáticas destinam-se a iniciar conversas sobre as mudanças climáticas e torná-las visíveis para milhares de fãs de futebol todas as semanas. O apoio é uma coisa poderosa no futebol e essa colaboração o torna um tema-chave para a temporada. Esperamos que os torcedores do Reading os levem ao sucesso nesta temporada, enquanto, ao mesmo tempo, os jogadores e o clube apoiam a ação climática e reconhecem a ciência”, acrescentou o professor Ed Hawkins.

As listras climáticas apareceram recentemente na London Fashion Week, no palco principal do Reading Festival e no evento Glastonbury, e decorarão a capa de um novo livro intitulado ‘The Climate Book’, escrito pela ativista Greta Thunberg.

Compartilhe