Indústria

Com aval da Premier League, futebol inglês deve ter novo sistema de distribuição de receitas

Projeto 'A New Deal For Football' destinará verba aos clubes da segunda divisão com base na colocação da tabela

Com aval da Premier League, futebol inglês deve ter novo sistema de distribuição de receitas

02 de agosto de 2022

2 minutos de Leitura

Os clubes da Premier League concordaram com um novo sistema de distribuição de receita para as ligas inferiores, algo tradicional no futebol inglês por conta dos elevados valores obtidas pela liga e que é utilizado para o fortalecimento da modalidade no país como um todo.

O plano, batizado de ‘A New Deal For Football’, alocará dinheiro aos clubes da segunda divisão com base na colocação em que terminam na tabela, algo semelhante aos pagamentos por mérito que são realizados pela Premier League. Além disso, haverá também um novo sistema de controle de custos para evitar gastos excessivos.

Já o pagamento para os clubes que caem para a segunda divisão, feito para amenizar a forte queda de receita com Tv na temporada seguinte, também deve ser reduzido e beirar os £ 44 milhões.

Outras frentes do projeto envolvem questões estruturais de equipes da segunda, terceira e quarta divisões do futebol inglês. Neste caso, a Premier League destinaria uma verba para melhorias em estádios e campos de treinamento.

Para a liga, hoje, as receitas dos clubes da segunda divisão estão sendo utilizadas apenas para transferências e salários de jogadores, fazendo com que os mesmos gastem mais do que seus orçamentos.

Este olhar para o futebol inglês como um todo estará na mesa de Alison Brittain, que assume a presidência da Premier League em 2023.

Compartilhe