Licenciamento

Conheça as camisas de Argentina, Alemanha, Japão, Espanha e México para a Copa do Mundo

Elas buscam conectar atletas e torcida por meio de uma identidade compartilhada, para criar um senso de pertencimento e confiança durante o torneio

Conheça as camisas de Argentina, Alemanha, Japão, Espanha e México para a Copa do Mundo

29 de agosto de 2022

4 minutos de Leitura

A adidas apresentou os uniformes 1 e 2 de seleções da Argentina, Alemanha, Japão, Espanha e México que serão usados na Copa do Mundo FIFA 2022.

A adidas viu o kit de cada seleção como uma tela em branco para o potencial criativo, uma ocasião de apreender e expressar o espírito de cada nação, com características de design influenciadas por pontos de contato culturais marcantes que vão desde as antigas civilizações e a arte mixteca do México, celebrada na camisa 2 mexicana, até o corvo de origami inspirando o primeiro uniforme do Japão. Uma dinâmica de espectros coloridos representa a peculiaridade de cada identidade nacional, trazendo estampas inovadoras de inspiração futurística.

“Quando projetamos uniformes de seleções nacionais para torneios tão grandiosos como a Copa do Mundo FIFA, temos sempre em mente que esses modelos farão parte da lendária história do futebol. Para nós é crucial, antes de tudo, criar kits que equipam os maiores atletas de futebol do mundo com roupas voltadas para o desempenho e capazes de ajudar a desbloquear seu mais alto nível de jogo, e ao mesmo tempo icônicas, trazendo sempre designs originais e inesquecíveis por seu apelo visual e ousadia que despertam um verdadeiro entusiasmo entre os fãs de todo o mundo”, disse Jürgen Rank, diretor sênior de design para futebol na adidas.

Com desempenho e sustentabilidade no ranking de prioridade máxima, uma abordagem consistente na concepção do design foi adotada em todos os uniformes, deixando à mostra tanto a criatividade como uma representação artística de simplicidade, possibilitando aos jogadores revelar as melhores versões de si mesmos em campo, todos os mantos vêm com modelagem justa.

Todos os uniformes são feitos usando 100% poliéster reciclado, mantendo o compromisso contínuo da adidas de ajudar a eliminar os resíduos plásticos. Os kits da Argentina, Alemanha, Japão, México e Espanha são produzidos com tecido respirável e contêm 50% de Parley Ocean Plastic. Parley Ocean Plastic é confeccionado com resíduos plásticos reciclados coletados em ilhas remotas, praias, comunidades costeiras e litorais, com o objetivo de prevenir a poluição plástica dos oceanos.

Argentina

A camisa reserva da Argentina é inspirada no orgulho da nação e sua busca por um mundo mais igualitário. Os tons violáceos vibrantes representando a igualdade de gênero combinam-se com elementos visuais flamejantes, remetendo ao icônico Sol de Maio da bandeira nacional.

A principal foi divulgada anteriormente.

Alemanha

Detalhado em dourado na altura do coração, o escudo da seleção aplicado por calor assume o centro das atenções na camisa 1 da Alemanha, enquanto a impactante faixa vertical, inspirada no primeiro uniforme do time nacional, eleva a clássica estética limpa a novos patamares.

Os detalhes na gola e os debruns da camisa exibem as cores icônicas da bandeira nacional. A camisa 2 abarca o espírito da equipe usando as cores da bandeira nacional e desfocando a letra “D”, inicial de “Deutschland”, refletindo o futebol dinâmico jogado pelo plantel.

Japão

Representando a autoexpressão, a camisa 1 do Japão apresenta um design irado de origami inspirado no corvo tripedal, enquanto a camisa 2 traz um conceito que reflete o ritmo fluido de jogar da Terra do Sol Nascente. O origami também inspirou as estampas difusas que ganham vida no design ilustrando velocidade.

México

Em homenagem a suas antigas civilizações, adidas infunde a camisa do segundo uniforme do México com a arte mixteca, invocando o espírito guerreiro da nação. Em meio ao design cativante de padrão allover, a marca na parte interna da gola exibe o corpo de serpente de Quetzalcoatl – uma representação das capacidades físicas da humanidade.

A principal foi divulgada anteriormente.

Espanha

Estruturada a partir do seu DNA futebolístico singular, a camisa de mandante da Espanha é uma declaração que desconhece o limite dos tempos, ressaltada pelo famoso vermelho intenso da seleção, também faz referência às cores da bandeira no colarinho e nos debruns do manto. A camisa do segundo uniforme apresenta uma estampa ondulada inspirada no logo nacional de 1982, quando a Espanha sediou pela última vez o maior torneio de futebol do mundo.

Compartilhe