Atletas

Em movimento inédito, NBA aposenta camisa 6 de Bill Russell entre as equipes

Além de aposentar o número, a liga prestará homenagem à lenda do Boston Celtics ao longo da temporada 2022/23

Em movimento inédito, NBA aposenta camisa 6 de Bill Russell entre as equipes

11 de agosto de 2022

3 minutos de Leitura

A NBA anunciou a aposentadoria da camisa 6, utilizada pelo pivô Bill Russell, que faleceu no último dia 31, aos 88 anos, de quase todas as franquias da liga como forma de homenagear a lenda do Boston Celtics. Essa será a primeira vez que um ex-jogador terá o número retirado na história do basquete norte-americano.

“O sucesso inigualável de Bill Russell na quadra e o pioneirismo no ativismo pelos direitos civis merecem ser homenageados de maneira única e histórica. Aposentar permanentemente seu número 6 em todas as equipes da NBA garante que a carreira transcendente de Bill seja sempre reconhecida”, disse o comissário da NBA, Adam Silver.

“As ações de Bill dentro e fora de quadra ao longo de sua vida ajudaram a moldar gerações de jogadores para melhor. Por isso, somos eternamente gratos. Estamos orgulhosos de continuar a celebração de sua vida e legado ao lado da liga”, acrescentou Tamika Tremaglio, diretora executiva da NBPA.

A decisão afetará as equipes que não têm nenhum jogador do elenco utilizando o número. LeBron James, do Los Angeles Lakers, e Kristaps Porzingis, do Washington Wizards, que utilizam a numeração, podem seguir com o 6 estampado. Neste caso, caberá aos dois a decisão de não utilizar mais em respeito à memória da lenda.

Além de aposentar o número de Russell, a NBA prestará homenagem à lenda do Boston Celtics ao longo da temporada 2022/23. Todos os jogadores da liga usarão um emblema comemorativo no ombro direito de suas camisas, e todas as quadras exibirão um logotipo em forma de trevo com o número 6 na linha lateral.

O Boston Celtics fará uma homenagem única para o ex-jogador e treinador em seus uniformes, a ser anunciado em breve.

O número da camisa de Russell, que ele usou durante toda a carreira em 13 temporadas (1956 a 1969), não será usado novamente por nenhum time da NBA. Os jogadores que atualmente usam a camisa 6 irão trocar de numeração.

Luta por justiça e impacto além das quadras

Bill Russell é considerado um dos maiores nomes da história do esporte e conquistou 11 títulos pelo Boston Celtics. Além disso, o ex-jogador foi duas vezes campeão em torneios universitários da NCAA e foi o primeiro técnico negro da história dos esportes americanos profissionais.

O atleta também foi protagonista em lutas contra o racismo. Em 1961, Bill Russell se recusou a entrar em quadra pelo Celtics por ter sido discriminado em um restaurante. Em 1975, não quis entrar no Hall da Fama do basquete por ser o primeiro negro já que ele acreditava que outros também deveriam receber tal honraria.

Compartilhe