Indústria

Fan Engagement: como a LaLiga inova em sua relação com os torcedores

Entidade cria conteúdo adaptado a cada mercado e plataforma, o que permite estreitar laços com cada fã

Fan Engagement: como a LaLiga inova em sua relação com os torcedores

04 de agosto de 2022

5 minutos de Leitura

A LaLiga é a terceira maior competição do universo digital desde março, com mais de 155 milhões de seguidores em 17 plataformas diferentes, atrás apenas da NBA e da Liga dos Campeões.

Esse número pode parecer irrelevante em comparação com o público global que a competição de futebol espanhol tem através da mídia tradicional, como a TV ou a imprensa, mas é um exemplo claro de como os fãs em todo o mundo estão se conectando através de formatos modernos e como a estratégia de engajamento de fãs de LaLiga está provando ser um sucesso sem precedentes.

No entanto, esse alcance maciço não é uma coincidência, mas o resultado do trabalho árduo gerenciado e implementado em toda a organização. Assim, o primeiro passo é entender quem e onde os fãs estão, bem como seus interesses, um elemento-chave do trabalho diário realizado pela LaLiga Global Network, que foi lançado há mais de 5 anos e atualmente abrange 90 países e inclui 11 escritórios internacionais e empreendimentos conjuntos na América do Norte e China.

Alfredo Bermejo, diretor de estratégia digital da LaLiga, explica: “A rede internacional tem ajudado LaLiga a entender melhor os mercados nos quais buscamos engajar novos seguidores e analisar os já existentes, o que facilitou a criação de conteúdo regular em 17 diferentes plataformas de mídia social. Graças aos especialistas locais, LaLiga tem sido capaz, não só de entender seu público local, mas também de antecipar os interesses e necessidades dos fãs de cada região.”

Como resultado, a LaLiga tornou-se uma marca global que, graças à sua estratégia glocal, é capaz de se conectar e se envolver com fãs em todo o mundo, a ponto de ter uma identidade de marca que é reconhecida em todo o mundo graças ao conteúdo global criado em cada uma de suas áreas de atuação.

Construindo relacionamentos duradouros através de conteúdo sob medida

A LaLiga cria conteúdo adaptado a cada mercado e plataforma, o que permite o estabelecimento de laços mais próximos com cada fã que acompanha a concorrência, independentemente de sua idade, sexo ou nacionalidade. Na verdade, LaLiga agora gera conteúdo regularmente em mais de 20 idiomas e tem presença em plataformas em todo o mundo.

Como LaLiga cria uma relação forte e duradoura com o público? A revolução digital deu origem a uma variedade cada vez maior de conteúdo e formatos que impactam o público em várias plataformas. Construir um forte relacionamento com os fãs não se trata apenas de entender o tipo de conteúdo ou plataforma, mas também de analisar a quantidade de tempo que o usuário passa consumindo entretenimento, já que os usuários agora estão conectados 24 horas por dia e escolhem como passar seu tempo livre das várias opções de entretenimento disponíveis para eles.

Diante desse cenário, fica claro que um dos principais objetivos de LaLiga é estabelecer uma forte relação com os fãs. Bermejo explica: “Primeiro, nos concentramos na construção e expansão da comunidade de LaLiga, e então começamos uma conversa com esses fãs, criando uma conexão com eles e, finalmente, obtendo um retorno sobre esse investimento.”

“A LaLiga consegue tudo isso implementando uma estratégia de conteúdo que se conecta com fãs ao redor do mundo, agrega valor e gera conteúdo interessante que informa e diverte. Ao fazer isso, coletamos informações dos fãs sobre o conteúdo que eles mais gostam e os métodos para convertê-los em fãs e consumidores de conteúdo de LaLiga”, conclui o diretor de estratégia digital da LaLiga.”

Novos formatos para geração mais jovem

Apesar do sucesso em estabelecer conexões com os fãs, é preciso ter em mente que o conteúdo deve ser dividido de acordo com a idade do público. De fato, nos últimos anos, LaLiga vem trabalhando em diferentes planos de conteúdo que buscam engajar as gerações mais jovens, com o objetivo de aproximar a LaLiga das novas gerações de usuários que consomem futebol de uma forma diferente.

Por exemplo, as tendências e gostos da Geração Z estão constantemente mudando e evoluindo, por isso é essencial que LaLiga entenda como reagir e se adaptar de forma ágil.

“Ser capaz de criar conteúdo interessante que se adapte aos seus hábitos de consumo é essencial se você quiser conquistar os fãs desta geração e capturar sua atenção durante o seu tempo livre. Portanto, LaLiga está sempre aberta a experimentar novos formatos e explorar quaisquer possibilidades que venham em seu caminho; está preparado e vigilante para aproveitar as oportunidades que surgirem”, especifica Bermejo.

Um caso notável nesta temporada é como LaLiga deu um grande passo em seu envolvimento com o TikTok, uma plataforma cujo público é em grande parte composto por jovens.

O número de seguidores da organização espanhola cresceu 4,5 milhões em 2021/22, graças ao conteúdo envolvente e personalizado que oferece, muitas vezes com influenciadores. Por exemplo, LaLiga lançou um programa chamado Play LaLiga que é transmitido exclusivamente no TikTok em um formato vertical e os números de visualização até agora foram impressionantes.

Além disso, após um acordo pioneiro alcançado entre Mediapro, LaLiga e TikTok, a partida Real Sociedad-Real Betis na temporada 2021/22 foi a primeira partida de futebol da história – não só na Espanha, mas de qualquer grande liga europeia – a ser transmitida pela GOLTV em formato 9:16 no TikTok.

A transmissão histórica atraiu 733 mil visualizações, 68 mil comentários no bate-papo, 7 mil compartilhamentos e 1,2 milhão de curtidas, e representou mais um passo no desafio e compromisso de atender às demandas de conteúdo de novos públicos e adaptar-se aos novos hábitos de um ecossistema digital cada vez mais conectado e interativo.

Compartilhe