LaLiga aposta em tecnologia para ter “a melhor transmissão de sua história”

Entidade terá uma equipe renovada de narradores e comentaristas, e uma distribuição de TV nunca vista antes

agosto 12, 2022

A partir desta sexta-feira (12) inicia a temporada 22/23 de LaLiga Santander e LaLiga SmartBank, a primeira e segunda divisões do futebol espanhol.

Uma das principais novidades será o uso da Inteligência Artificial para a criação automática de resumos de partidas e clipes, que serão usados pela própria LaLiga em suas redes sociais, mas também por emissoras, clubes e jogadores.

Para alcançar esse objetivo de revolucionar sua estratégia de conteúdo digital, a LaLiga fez parceria com o líder mundial em tecnologia de vídeo esportivo baseada em IA, a WSC Sports, cuja plataforma utiliza tecnologias avançadas de IA e machine learning, analisa transmissões esportivas ao vivo, identifica cada um dos eventos que ocorrem em uma partida, e em tempo real criar e publicar vídeos personalizados.

Esta forma inovadora de criar resumos em tempo real em alta velocidade e escala será usada pela LaLiga em todas as suas mídias digitais (site, aplicativo oficial, redes sociais…) para todas as mais de 800 partidas de LaLiga Santander e LaLiga SmartBank. O conteúdo criado através da plataforma WSC Sports também será distribuído aos clubes de LaLiga para ajudar a aumentar o alcance e proporcionar uma nova experiência para os fãs em toda a competição.

A LaLiga também usará a inovadora solução gráfica Graphics360 da WSC Sports, que adiciona automaticamente elementos gráficos e contextuais a cada vídeo para facilitar a personalização de marcas e patrocinadores.

Finalmente, LaLiga usará essa tecnologia para criar e editar facilmente resumos de partidas em alta velocidade e em alta resolução para a transmissão de televisão.

Nesta temporada, a narrativa dos jogos de LaLiga buscará ser cada vez mais fresca do espectador. Para isso, haverá imagens de câmeras dentro das cabines de narração, o que permitirá aos espectadores viver as reações ao vivo dos narradores e comentaristas.

Além disso, algumas das entrevistas em campo serão conduzidas por ex-jogadores de futebol, oferecendo assim uma nova experiência técnica à transmissão.

Por fim, em algumas partidas serão entrevistadas celebridades e personalidades de fora do mundo do futebol presentes nas partidas, com o objetivo de promover cores e entretenimento durante a transmissão.

Carlos Martínez comandará o grupo que dará voz aos jogos de LaLiga Santander. Nesta temporada, ele continuará a ser a peça-chave de uma equipe na qual vozes já conhecidas na competição serão misturadas junto com novos talentos. A equipe de narradores será completada por José Sanchís, Alba Oliveros, Héctor Ruiz, Jordi Pons e Lluis Izquierdo.

Junto com eles, a produção de LaLiga contará com alguns comentaristas de luxo: Iker Casillas, Fernando Morientes, Gaizka Mendieta, Axel Torres, Esteban Suárez, Jofre Mateu, Miguel Torres e mais alguns rostos que serão revelados em breve.

Já a equipe de jornalistas que cobrirá os jogos de LaLiga, será formada por Isabel Forner, Inma Rodríguez, Edu Aguirre, Isaac Fouto, Antonio Callejón, Ismael Medina, Darío Muela, Mónica Benavent, Dani Méndez e Albert Fernández.