Tecnologia

Nike usa machine learning para criar jogo da Serena Williams de 1999 contra a de 2017

Com a tecnologia foi possível modelar o estilo de jogo de cada época da tenista americana

Nike usa machine learning para criar jogo da Serena Williams de 1999 contra a de 2017

16 de agosto de 2022

2 minutos de Leitura

A Nike promoveu um “encontro” da Serena Williams de 1999 (quando venceu o seu primeiro grand slam) com a Serena de 2017 (quando bateu recorde histórico ao conquistar o seu 23º grand slam) para mostrar sua evolução de melhor tenista do mundo para melhor atleta da história.

A agência AKQA utilizou inteligência artificial para simular mais de 130 mil jogos e 5 mil partidas entre “as Serenas”.

O objetivo foi explorar a evolução da Serena ao longo dos anos. Utilizando machine learning em imagens de arquivo, foi possível modelar o estilo de jogo de cada época da atleta, entre tomada de decisão, seleção de jogadas, reação, recuperação e agilidade.

Com base na técnica vid2player desenvolvida pela Universidade de Stanford, a Nike e a AKQA deram vida aos estilos de jogo da tenista em diferentes fases da sua carreira, renderizando a imagem da jogadora de cada geração em uma nova cena, fazendo-as parecer estar jogando e respondendo uma com a outra.

As partidas serviram como um passo em direção a um futuro da análise esportiva para uma visualização de dados mais legível. É um formato novo e acessível para especialistas em tênis experimentarem e interpretarem dados de desempenho dos seus atletas.

Os jogos simulados não são apenas uma chance de relembrar conquistas históricas. Eles exibem a determinação de Serena, década após década, de nunca parar de evoluir. Mesmo com o maior número de títulos de Grand Slam da história do tênis, a americana buscou sempre novas maneiras de superar as expectativas.

Compartilhe