Coluna

O protagonismo da mulher no futebol inglês

Seleção é campeã da Euro Feminina e executivas comandam as duas principais entidades da modalidade no país

O protagonismo da mulher no futebol inglês

01 de agosto de 2022

2 minutos de Leitura

Eduardo Esteves
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo

Em um Wembley com 87.192 pessoas, recorde de público em uma competição internacional da UEFA, a Inglaterra venceu a Alemanha por 2 a 1, na prorrogação, e sagrou-se campeã da Eurocopa Feminina 2022. Este foi o primeiro título europeu das inglesas em três participações.

Além de ter sido o primeiro grande título das inglesas, vencer a Euro Feminina colocou fim em um longo jejum da Inglaterra na modalidade, que não era campeã desde a Copa do Mundo masculina de 1966, contra a Alemanha.

O protagonismo feminino na Inglaterra não ocorre somente dentro de campo. Fora dele, a modalidade conquista cada vez mais espaço e se fortalece a partir de um comando cada vez mais feminino.

Desde 2021, e após 157 anos de história, a Federação de Futebol da Inglaterra (FA) passou a ser comandada por uma mulher. Debbie Hewitt foi diretora executiva da RAC e presidente não-executiva da Visa Europa. Sua contratação mostrou o foco da entidade em ter uma abordagem mais voltada para negócios, muito em função de um prejuízo estimado em £ 300 milhões até 2024 por conta da pandemia, bem como a demissão de 124 funcionários no período.

A FA, que foi formada em 1863 e trabalha para se tornar mais inclusiva, lançou em 2018 a iniciativa “Em Busca do Progresso”, com objetivo de aumentar a diversidade entre as pessoas que jogam, organizam, treinam, lideram e governam o futebol inglês.

Já a partir de 2023, Alison Brittain será a primeira mulher a presidir a Premier League. A executiva, que recebeu aprovação unânime dos clubes, assumirá o lugar do presidente interino Peter McCornick a partir de 2023. McCornick entrou no lugar de Gary Hoffman, que renunciou após a aquisição do Newcastle pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.

CEO da Whitbread PLC, multinacional britânica de hotéis e restaurantes, Brittain já ocupou vários cargos seniores no setor bancário, sendo diretora da divisão de varejo do Lloyds Banking Group e diretora do conselho do Santander do Reino Unido.

Compartilhe