Imagine conhecer o Brasil e alguns pontos turísticos representativos por meio de um game. Com o jogo do BB no Roblox, plataforma de jogos com 48 milhões de usuários diários, é possível jogar em ambientes interativos focados em esporte e cultura, sempre com pontos turísticos à vista.
Assim o Banco do Brasil posiciona sua marca dentro de um multiverso de brasilidade para o público infanto-juvenil. O projeto está em testes já no mês de agosto. O lançamento oficial vai ocorrer na Brasil Game Show (BGS), em outubro.
A estratégia é proporcionar a esse público uma experiência lúdica, com uma visão que vai além de uma instituição financeira, apresentando o BB como uma empresa que proporciona boas experiências e promove esporte, cultura e educação.
“Abordar uma temática tão importante para o público jovem, num ambiente amigável e com a experiência desejada por eles é uma grande oportunidade para auxiliar na conscientização da importância do gerenciamento das suas finanças”, disse Carlos Motta, vice-presidente de negócios e varejo do BB.
“Com a solução criada no Roblox, o Banco do Brasil ratifica seu posicionamento como uma das empresas mais inovadoras do mundo, proporciona uma memória afetiva da marca ao público infanto-juvenil, potencializa um futuro incremento na base de clientes e pode criar novos serviços aderentes ao ambiente virtual e imersivo proposto pela plataforma”, acrescentou Marcelo Cavalcante, vice-presidente de negócios digitais e tecnologia do BB.
O BB começou a apoiar o segmento de jogos eletrônicos em 2018. Desde então, patrocina eventos como a BGS e o Campeonato Brasileiro de Counter-Strike (CBCS), apresenta campeonatos, como Valorant Ultimate Ignition Series, e, neste ano, promoveu a troca de experiências entre gamers e amantes dos eSports com a Game Talks BB. Também criou o BB Game Series Etapa Universitária, primeiro torneio de propriedade da instituição e ampliou o Squad BB. Por meio dos eSports, o BB diversifica suas estratégias de transformação digital.
Essa iniciativa está contemplada na estratégia de rejuvenescimento da base de clientes do Banco do Brasil e já vem apresentando resultados significativos. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, 43% das contas abertas foram de jovens de até 25 anos.
Outras iniciativas relacionadas ao público jovem
Diversas outras ações compõem a estratégia voltada ao público jovem. Para atrair as gerações alfa e Z, o Banco está constantemente aprimorando o processo de abertura de conta no onboarding digital, tornando a jornada cada vez mais simples e intuitiva.
A personalização da comunicação também faz parte do rol de ações para conversar com o jovem, especialmente em canais digitais. Lançando mão de inteligência analítica, foram identificados clusters de clientes natos digitais, o que nos possibilitou iniciar a implementação de um modelo de conversação mais próxima e conectada com os interesses e com o universo desse público.
O BB investiu em uma série de ações promocionais para o público jovem, inclusive um evento exclusivo, voltado para clientes com idade entre 16 e 25 anos. Entre os convidados estavam integrantes do Squad BB e outros influenciadores. O objetivo é capturar percepções e anseios do público em relação ao BB sobre temas como tecnologia, cultura, sustentabilidade e esporte.
O “Futuro do Trampo” é uma série de vídeos, em formato de entrevista, apresentado por Davi Braga e por profissionais de diversas áreas, apoiando os jovens na escolha de sua carreira profissional.