Indústria

Dono do Phoenix Suns é suspenso e multado por comentários racistas e misóginos

Multado em US$ 10 milhões, Robert Sarver é acusado de violar políticas de condições de trabalho para funcionários

Dono do Phoenix Suns é suspenso e multado por comentários racistas e misóginos

14 de setembro de 2022

3 minutos de Leitura

A NBA suspendeu o proprietário do Phoenix Suns, Robert Sarver, por um ano e ainda aplicou uma multa de US$ 10 milhões após uma investigação sobre má conduta no local de trabalho.

Sarver, que também é dono do Phoenix Mercury da WNBA, foi alvo de uma reportagem feita pela ESPN que publicou um relatório em 2021, alegando que o empresário usava regularmente linguagem racista e exibia comportamento misógino.

Em sua investigação, a NBA coletou informações de 320 pessoas, incluindo funcionários antigos e atuais do Suns. A liga diz que analisou mais de 80 mil documentos, entre e-mails, mensagens de texto e vídeos.

A conclusão foi que o proprietário da equipe “se envolveu em conduta que violava claramente os padrões comuns do local de trabalho”, incluindo o uso de linguagem racista, tratamento desigual de funcionários do sexo feminino, comentários sexistas e bullying.

“As declarações e condutas descritas nas conclusões da investigação independente são preocupantes e decepcionantes. Acreditamos que o resultado é o certo, levando em consideração todos os fatos, circunstâncias e contexto trazidos à luz pela investigação abrangente deste período de 18 anos e nosso compromisso em manter os padrões adequados nos locais de trabalho da NBA”, disse Adam Silver, comissário da NBA.

Suspenso, Sarver não poderá marcar presença em nenhuma instalação da NBA ou WNBA, nem participar de qualquer um dos eventos da liga e não terá envolvimento operacional com as equipes em Phoenix. Ele também será obrigado a concluir um programa de treinamento sobre conduta no local de trabalho ao longo da suspensão.

Enquanto isso, os Suns terão que atender a uma série de requisitos de local de trabalho regulamentados pela NBA nos próximos três anos. Isso inclui avaliações e recomendações sobre programas de treinamento focados na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo.

“Espero que a comunidade da NBA aproveite esta oportunidade para refletir sobre o que este grande jogo significa para as pessoas em todos os lugares e os valores de igualdade, respeito e inclusão que ele se esforça para representar. Independentemente da posição, poder ou intenção, todos nós precisamos reconhecer o impacto corrosivo e prejudicial de linguagem e comportamento racialmente insensível e humilhante. Em nome de toda a NBA, peço desculpas a todos os afetados pela má conduta descrita no relatório dos investigadores”, finalizou Silver.

Compartilhe