O Egito vai lançar sua candidatura para ser o organizador dos Jogos Olímpicos de 2036. O ministro da Juventude e Desportos do país, Achraf Sobhi, aproveitou a visita do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, ao país para fazer o anúncio.
“O presidente Abdel Fattah al-Sissi deu seu acordo para que o Egito se candidate para sediar os Jogos de 2036”, disse Bach.
No início de setembro, o Egito já havia anunciado que deverá unir forças com Grécia e a Arábia Saudita para apresentar uma candidatura conjunta para a Copa do Mundo de 2030.
“O Egito tem uma sólida infraestrutura esportiva, e, se conseguir organizar os Jogos, será algo histórico para o país”, declarou Bach, em entrevista coletiva conjunta com Sobhi na nova capital administrativa, um dos megaprojetos de Sissi, no meio do deserto, a cerca de 50 km da capital, Cairo.
Capital do Egito, a cidade de Cairo vem sediando com frequência Campeonatos Mundiais nos últimos anos. Em 2021, o local foi sede do Campeonato Mundial de Handebol em 2021.
Importante destacar que a África nunca sediou uma edição de Olimpíadas, no entanto, o COI está preparando para outubro escolher entre Botsuana, Senegal e Nigéria a sede dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2022.