Indústria

France Football cria “Prêmio Sócrates”, para atletas envolvidos com causas sociais

O prêmio será entregue pela primeira vez na cerimônia da Bola de Ouro 2022

France Football cria “Prêmio Sócrates”, para atletas envolvidos com causas sociais

21 de setembro de 2022

2 minutos de Leitura

A revista France Football anunciou a criação do Prêmio Sócrates, homenagem ao histórico ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira, falecido em 2011, que será entregue pela primeira vez na cerimônia da Bola de Ouro 2022. A premiação será concedida a futebolistas envolvidos com ações solidárias e projetos sociais.

A iniciativa conta com a parceria da organização “Peace and Sport”, sediada em Mônaco, que atua em áreas do mundo onde as comunidades se distanciaram umas das outras e as políticas tradicionais não conseguiram estabelecer o diálogo, com a intenção de restaurar as relações pacíficas. O objetivo da organização é levar os valores estruturantes do esporte ao coração de comunidades e indivíduos em crise em todo o mundo.

“O Prêmio Sócrates permitirá identificar as melhores ações solidárias realizadas por campeões empenhados”, disseram os organizadores da Bola de Ouro em comunicado.

O nome de Sócrates foi escolhido pela France Football pelo envolvimento na famosa e romântica “Democracia Corintiana”, movimento ocorrido no início da década de 1980, que teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como uma das principais bandeiras. Sócrates ainda fez parte do time que, para muitos especialistas, foi o melhor da história, a seleção brasileira da Copa do Mundo de 1982.

O novo prêmio será atribuído por um júri que inclui o ex-jogador do São Paulo e da Seleção Raí, irmão mais novo de Sócrates, além de representantes da France Football e dirigentes da Peace and Sport.

Compartilhe