Tecnologia

Novas tecnologias para transformar a experiência do ao vivo para fãs com deficiência visual

Futebol australiano testa protótipo que é possível rastrear a ação em campo apenas com as pontas dos dedos

Novas tecnologias para transformar a experiência do ao vivo para fãs com deficiência visual

20 de setembro de 2022

2 minutos de Leitura

A Telstra e a AFL (Australian Football League) uniram forças para desenvolver a tecnologia 5G para fazer com que australianos cegos e de baixa visão possam aproveitar ao máximo esportes ao vivo.

O protótipo usa a conectividade 5G da Telstra para enviar dados para um tablet que pode ser colocado no colo e permitir que os usuários sintam a ação nas pontas de seus dedos.

De acordo com empresa, mais de 400 mil pessoas na Austrália são cegas ou têm baixa visão, e um terço delas torce para um time da AFL. Para atender a este público, a Telstra desenvolveu o protótipo ‘5G Touch and Track’ para criar uma experiência diferenciada para fãs com deficiência visual.

O protótipo foi desenvolvido em parceria com a Field Of Vision Technologies, uma startup de tecnologia dedicada a transformar o consumo de esporte para os deficientes visuais.

O tablet permite que os fãs deficientes visuais rastreiem a ação em campo apenas com as pontas dos dedos. Usando um ímã que se move dentro do corpo do dispositivo, à medida que a bola é chutada e percorre o campo, um anel de aço na superfície se move precisamente de acordo com sua localização. A resposta quase em tempo real chega graças ao 5G.

“Queremos que os fãs com deficiência visual tenham acesso à tecnologia de que precisam para dar vida a uma partida ao vivo da AFL. É tudo sobre os fãs e acreditamos que o 5G Touch and Track tem potencial real para revolucionar a experiência esportiva ao vivo. No momento, estamos pilotando essa tecnologia no estádio, e nossa ambição é, eventualmente, oferecer o 5G Touch and Track para fãs deficientes visuais em estádios de todo o país”, disse Chris Harrop, líder de tecnologia esportiva da Telstra.

“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com parceiros como a Telstra, que estão encontrando cada vez mais maneiras de ajudar nossos amados fãs da AFL a desfrutar do futebol. O 5G Touch and Track é tão importante para ajudar a manter nosso jogo acessível e inclusivo para todos”, acrescentou Kylie Rogers, gerente-geral executivo de clientes e comerciais da AFL.

Compartilhe