Streaming

Série mostra como Henrique Avancini revolucionou o ciclismo no Brasil

A ‘Efeito Avancini’ estreia nesta quarta-feira (14) na Red Bull TV

Série mostra como Henrique Avancini revolucionou o ciclismo no Brasil

14 de setembro de 2022

4 minutos de Leitura

Campeão mundial, número 1 do mundo, atleta olímpico e detentor dos maiores recordes do País, o ciclista Henrique Avancini transformou o mountain bike nacional. E sua trajetória virou uma série, a ‘Efeito Avancini’, que estreia nesta quarta-feira (14) na Red Bull TV.

Em cinco episódios, o material, em coprodução com o Canal OFF, recorda a trajetória de Henrique Avancini até a linha de chegada da etapa brasileira da Copa do Mundo de mountain bike, que voltou ao Brasil depois de 17 anos por influência do atleta. Ele relembra como, sozinho, reuniu energias para se colocar entre os melhores do mundo em uma viagem ‘absurda’ pela Europa, trouxe a ideia inovadora de aplicar gestão de alta performance aos atletas brasileiros e abriu trilhas para o desenvolvimento do esporte.

Além disso, também conta sobre a disputa contra Nino Schurter, a quase perda de um dedo arrumando a bicicleta e os desafios de lidar com a depressão, problema que, de modo especial, ele traz à tona ao público.

“Além de reviver a minha trajetória, ter a minha história relembrada por pessoas próximas a mim foi bastante interessante. Como atleta, a gente acaba sempre mirando o próximo desafio, a próxima competição… e foi um exercício de muita apreciação e de gratidão poder relembrar em detalhes tanto os momentos de glória e felicidade como os grandes desafios que passei e as barreiras que tive de atravessar para construir uma carreira que se tornou de muito sucesso e significado, maior até do que o significado esportivo”, disse Avancini, atleta da Cannondale Factory Racing Team.

Por meio de depoimentos do pai, de amigos e de profissionais que mudaram a carreira de Avancini, o documentário ainda brinda o público com os efeitos que o atleta gerou tanto ao esporte brasileiro quanto ao estilo de vida sobre duas rodas. E se aquele morro petropolitano era uma trilha solitária, pôde ouvir – e se emocionar – com uma espécie de Maracanã na montanha.

“Eu esperava que o efeito nas pessoas seria muito forte e marcante, mas, para ser sincero, foi além do que eu esperava. Foi além de qualquer projeção, principalmente pelo o que significou aos atletas, dirigentes e equipes que estão neste contexto há tanto tempo. Demonstra o valor do acontecimento. A espera de mais de 15 anos foi necessária, pois, neste tempo, o esporte mudou, cresceu, passou por uma maturação e entregou algo que foi especial não só ao Brasil, mas ao mundo. É algo realmente especial na história, que temos de nos orgulhar muito”, acrescentou o atleta.

“Andar com os melhores de um esporte, tendo nascido em um país que estava completamente fora do cenário desse esporte, já é difícil. Se tornar o melhor dos melhores com isso é um feito incrível. Mas, ser peça essencial para trazer os melhores pro seu país, ajudar ele a se tornar cenário nesse esporte e ser importante para disseminar essa cultura aqui, pra mim, é o que faz essa história única e admirável”, diz Caio Suzarte, diretor da série.

No canal OFF, a série tem estreia marcada para o dia 14 de outubro, às 19h, e terá episódios semanais, toda sexta-feira.

“Henrique Avancini é um atleta de superação. Ele traz a gana de atravessar os obstáculos, dentro e fora dos circuitos, para conseguir cumprir com os seus objetivos. Além disso, luta e contribui para que o esporte esteja presente no país, o que é essencial para a formação de novos ciclistas e descoberta de novos talentos. O público do OFF vai poder acompanhar toda a trajetória do Avancini e ver como a paixão pelo ciclismo fez com que se tornasse um dos melhores do mundo, motivo de orgulho para o esporte brasileiro.”, finalizou Leonardo Campos, gerente de conteúdo do Canal OFF.

Compartilhe