Indústria

Arábia Saudita será sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029

Ele acontecerá em um resort de montanha planejado no projeto Neom, de US $ 500 bilhões

Arábia Saudita será sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029

05 de outubro de 2022

2 minutos de Leitura

A Arábia Saudita será sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029 em um resort de montanha planejado no projeto Neom, de US $ 500 bilhões, do estado do Golfo Árabe, apesar de ainda não existir.

O empreendimento deverá ser concluído em 2026 e oferecerá esqui ao ar livre, um lago artificial de água doce e uma reserva natural.

O Conselho Olímpico da Ásia (OCA) aprovou por unanimidade a decisão.

“Com o apoio ilimitado da liderança saudita e do príncipe herdeiro saudita ao setor esportivo, estamos orgulhosos de anunciar que vencemos a licitação para sediar o AWG TROJENA2029 como o primeiro país do oeste da Ásia”, destacou o ministro do Esporte, príncipe Abdulaziz Bin Turki Al-Faisal.

Sobre o Neom, ele está sendo construído nos desertos do noroeste da Arábia Saudita e é a iniciativa mais ambiciosa do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. O projeto de alta tecnologia de 26.500 quilômetros quadrados no Mar Vermelho, incluirá a cidade de carbono zero “The Line”, bem como áreas industriais e logísticas.

“Trojena terá uma infraestrutura adequada para criar a atmosfera de inverno no coração do deserto, para tornar estes Jogos de Inverno um evento global sem precedentes”, acrescentou Nadhmi al-Nasr, o executivo-chefe da Neom.

A iniciativa é mais uma da Arábia Saudita no seu objetivo de se tornar um polo global do esporte. Recentemente, anunciou que deseja voltar a receber a Supercopa da Itáliafechou um acordo para levar a MotoGP ao país e iniciou uma forte especulação de sediar a Copa do Mundo de 2030 ao lado de Grécia e Egito.

Compartilhe